17 Ago 2020
CINEMA

Egresso do curso de Jornalismo da UNIFEV conclui mestrado

Lucas Bandos Lourenço defendeu sua dissertação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP

O egresso do curso de Jornalismo da UNIFEV Lucas Bandos Lourenço, 24 anos, defendeu, recentemente, a sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A pesquisa orientada pela professora titular da PUC Profa. Dra. Lucrécia D'Alessio Ferrara, intitulada Da narração à montagem: a linguagem cinematográfica em questão, investigou a respeito do procedimento de montagem e as suas contribuições para a constituição estética e ideológica da linguagem cinematográfica, ao longo de suas primeiras décadas de existência.

"A dissertação traça um panorama, ao mesmo tempo historiográfico e interpretativo, que procura analisar desde os primeiros curtas-metragens dos irmãos Lumière, produzidos no final do século XIX, até os filmes soviéticos de vanguarda, realizados pelo cineasta Sergei Eisenstein, durante a década de 1920", explicou o ex-aluno.

Sobre o seu futuro, Lucas pretende conciliar a pesquisa acadêmica com o mercado de trabalho. "O meu desejo é ingressar no doutorado e dar continuidade aos questionamentos sobre o tema. Também quero seguir publicando artigos e participando de eventos acadêmicos, junto à atuação profissional na área da comunicação", destacou.

Nathalia Almeida