PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO FÍSICO-DESPORTIVO, RESPOSTAS E ADAPTAÇÕES ANÁTOMO-FISIOLÓGICAS AOS TREINAMENTOS DE FORÇA, AERÓBIOS E MISTOS, AVALIAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA, MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL E METODOLOGIAS DE PREDIÇÃO DO GASTO ENERGÉTICO, INTERPRETAÇÃO DOS EXAMES BIOQUÍMICOS LABORATORIAIS BIOIMPEDÂNCIA, ANTROPOMETRIA, DOBRAS CUTÂNEAS.
ASPECTOS BIOQUÍMICOS RELACIONADOS A PRÁTICA DO EXERCÍCIO FÍSICOS, TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES, GLICOGÊNIO MUSCULAR, UTILIZAÇÃO DO ATP, CICLO DE KREBS, SISTEMA ANAERÓBICO ALÁTICO, ANAERÓBICO LÁTICO, SISTEMA AERÓBICO (METABOLISMO OXIDATIVO) NAS DIFERENTES MODALIDADES. FONTES ALIMENTARES ENERGÉTICAS: CARBOIDRATOS, PROTEÍNAS E LIPÍDIOS.
BASES NUTRICIONAIS DO TREINAMENTO ESPORTIVO, MODALIDADES ESPORTIVAS: PRINCÍPIOS TÉCNICOS, FISIOLÓGICOS E NUTRICIONAIS.
CLASSIFICAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA, EXERCÍCIO FÍSICO E ESFORÇO FÍSICO - CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS - ESTUDA A ATIVIDADE FÍSICA E ESFORÇO NA SAÚDE E NA DOENÇA. - MÉTODOS E MODELOS ATUAIS EM NUTRIÇÃO VOLTADOS A ATIVIDADE FÍSICA E A RELAÇÃO DAS PRÁTICAS DIETÉTICAS COM O SEDENTARISMO E CONDICIONAMENTO FÍSICO - ESFORÇO FÍSICO E A DIETÉTICO SOB O PONTO DE VISTA DO METABOLISMO E DA FISIOLOGIA, NO CONTROLE DA OBESIDADE, DIABETES, SÍNDROME PLURIMETABÓLICA, DESORDENS HEPÁTICAS, DISLIPIDEMIAS, DOENÇAS CARDIOVASCULARES, DO SISTEMA IMUNE E O CÂNCER.
INTRODUÇÃO À IMPORTÂNCIA DA ÁGUA. COMPARTIMENTOS DE ÁGUA NO ORGANISMO. BALANÇO HÍDRICO. INGESTÃO DE ÁGUA. ELIMINAÇÃO DE ÁGUA. TAXA DE SUDORESE. A HIDRATAÇÃO DO ATLETA. ESVAZIAMENTO GÁSTRICO. DENSIDADE ENERGÉTICA. INTENSIDADE DO EXERCÍCIO. TEMPERATURA DA BEBIDA. VOLUME INGERIDO. TIPO DE EXERCÍCIO. OSMOLARIDADE. TIPO DE CARBOIDRATO NA SOLUÇÃO. ABSORÇÃO INTESTINAL. TIPO DE CARBOIDRATO. CONCENTRAÇÃO DE CARBOIDRATO. CONCENTRAÇÃO DE SÓDIO. EFEITO DA OSMOLARIDADE. HIDRATAÇÃO ANTES DO EXERCÍCIO. HIDRATAÇÃO APÓS O EXERCÍCIO. ESTRATÉGIAS DE HIDRATAÇÃO DE ACORDO COM A DURAÇÃO DO EXERCÍCIO E DE REIDRATAÇÃO APÓS O TÉRMINO DO EXERCÍCIO.
INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS BÁSICOS DA METODOLOGIA CIENTÍFICA. A CIÊNCIA E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. OS TIPOS DE PESQUISA E OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS. O PROJETO DE PESQUISA. ESTILO DA REDAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS. CITAÇÕES: CONCEITO, CARACTERÍSTICAS E TIPOLOGIA. ELABORAÇÃO, ORIENTAÇÃO E ENTREGA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO - TCC (ARTIGO CIENTÍFICO), QUE ENVOLVE O LEVANTAMENTO, A ANÁLISE E A DIFUSÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA REALIZADA PELO DISCENTE, OBEDECENDO ÀS NORMAS E REGULAMENTOS METODOLÓGICOS. DEFESA DO RESPECTIVO TRABALHO PERANTE A BANCA AVALIADORA.
REGRAS DIETÉTICAS BÁSICAS PARA OS INDIVÍDUOS ATLETAS. O USO DA PIRÂMIDE COM ATLETAS VEGETARIANOS. MÉTODOS DIETÉTICOS. MÉTODOS RETROSPECTIVOS. MÉTODOS PROSPECTIVOS ASPECTOS RELACIONADOS AO DESENHO DO ESTUDO. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DIETÉTICOS. ESTUDOS DIETÉTICOS EM ATLETAS. ATLETISMO. FUTEBOL. MARATONA. NATAÇÃO. TREINAMENTO DE FORÇA. TRIATO. INTRODUÇÃO AO RECURSO ERGOGÊNICO NUTRICIONAL. O QUE SÃO SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS. AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA. DEFINIÇÃO. ABSORÇÃO INTESTINAL E ARMAZENAMENTO. METABOLISMO. EFEITOS ERGOGÊNICOS. CREATINA. BIOSSÍNTESE E FONTES ALIMENTARES. CONSUMO ALIMENTAR E ABSORÇÃO. ARMAZENAMENTO. CATABOLISMO E EXCREÇÃO. SUPLEMENTAÇÃO. INFLUÊNCIA DO CARBOIDRATO E DA CAFEÍNA. EFEITOS ERGOGÊNICOS. EFEITOS ADVERSOS. ASPECTOS LEGAIS E ÉTICOS. L-CARNITINA. DEFINIÇÃO. BIOSSÍNTESE E FATORES ALIMENTARES, CONSUMO ALIMENTAR E NECESSIDADE DIÁRIA. ARMAZENAMENTO E EXCREÇÃO. COMO A CARNITINA FUNCIONA? EFEITOS ERGOGÊNICOS. HMB. DEFINIÇÃO. METABOLISMO. EFEITOS ERGOGÊNICOS. CREATINA E HMB. GLUTAMINA. DEFINIÇÃO. FUNÇÕES NO ORGANISMO. GLUTAMINA E A SÍNDROME DO OVERTRAINING. CARBOIDRATOS E GLUTAMINA. METABOLISMO DA GLUTAMINA. EFEITOS ERGOGÊNICOS. CAFEÍNA DEFINIÇÃO. FONTES ALIMENTARES. EFEITOS ERGOGÊNICOS. CAFEÍNA E EFEDRINA. EFEITOS ADVERSOS. ASPECTOS LEGAIS E ÉTICOS. GLICEROL DEFINIÇÃO. EFEITO ERGOGÊNICO. PIRUVATO. DEFINIÇÃO. METABOLISMO. EFEITOS ERGOGÊNICOS.
FITOTERAPIA APLICADA À NUTRIÇÃO ESPORTIVA. HISTÓRICO. DEFINIÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DOS FITOTERÁPICOS. FITOTERÁPICOS UTILIZADOS NO EMAGRECIMENTO. CARALLUMA FIMBRIATA. GARCINIA CAMBOGIA. ILEX PARAGUARIENSIS. CITRUS AURANTIU. CAMELLIA SINENSIS. CAPSICUM ANNUUM. INTRODUÇÃO E ASPECTOS GERAIS. VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS. VITAMINA A. VITAMINA D. VITAMINA E. VITAMINA K. VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS. VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO). TIAMINA (B1). RIBOFLAVINA (B2). NIACINA (B3). ÁCIDO PANTOTÊNICO (B5). PIRIDOXINA (B6). COBALAMINA (B12) E ÁCIDO FÓLICO. BIOTINA. MAGNÉSIO. INGESTÃO DIETÉTICA E ATIVIDADE FÍSICA. DINÂMICA DO MAGNÉSIO NO ORGANISMO. SUPLEMENTAÇÃO DE MAGNÉSIO. CÁLCIO (CA). INGESTÃO E SUPLEMENTAÇÃO DIETÉTICA DE CÁLCIO. FERRO. DEFICIÊNCIA DE FERRO. INGESTÃO DE FERRO E DEFICIÊNCIA EM ATLETAS. SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO. ZINCO. DINÂMICA DO ZINCO DURANTE OS EXERCÍCIOS. PAPEL IMUNOLÓGICO DO ZINCO. FISIOLOGIA DO ZINCO NO ORGANISMO. INGESTÃO DE ZINCO POR ATLETAS. DEFICIÊNCIA EM ZINCO. SUPLEMENTAÇÃO DE ZINCO. SELÊNIO. DEFICIÊNCIA DE SELÊNIO. SUPLEMENTAÇÃO DE SELÊNIO. CROMO. INGESTÃO DIETÉTICA DE CROMO. SUPLEMENTAÇÃO DE CROMO E COMPOSIÇÃO CORPORAL. COBRE. BORO. MANGANÊS. ANABOLIZANTES ESTEROIDES. DOPPING. NUTRIÇÃO ESPORTIVA NOS CICLOS DA VIDA.
MENSURAÇÃO E ANÁLISE DOS PARÂMETROS FISIOLÓGICOS QUE DETERMINAM A PERFORMANCE HUMANA E A SUA UTILIZAÇÃO PARA O TREINAMENTO DESPORTIVO. ANÁLISE DA RELAÇÃO DO TD E OUTRAS CIÊNCIAS, SEUS COMPONENTES, CLASSIFICAÇÃO DOS ESPORTES, DETERMINAÇÃO DE RESULTADO, PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE TREINAMENTO PARA ESTABELECIMENTO DE UMA PERIODIZAÇÃO BÁSICA; DIFERENCIAÇÃO DE CICLOS EM ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS, FATORES INFLUENCIADORES E EFEITOS DO RENDIMENTO, DETERMINAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS. ESTABELECIMENTO DE UM PROGRAMA DE SELEÇÃO DE TALENTOS. APLICAÇÃO DAS TEORIAS DO TREINO DESPORTIVO.