AO FINAL DO MÓDULO -AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM SELEÇÃO DE PESSOAS-, O ALUNO DEVERÁ SER CAPAZ DE:
RECONHECER AS CARACTERÍSTICAS DO MODELO DE SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS.
DIFERENCIAR OS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL.
ESCOLHER TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS DA VAGA.
AVALIAR AS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DOS CANDIDATOS ÀS VAGAS DE EMPREGO POR MEIO DE DIFERENTES TÉCNICAS DE SELEÇÃO.
PLANEJAR E EXECUTAR PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL.
RELACIONAR OS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL.
OBJETIVOS:
ANALISAR E AVALIAR AS PRÁTICAS QUE CONFIGURAM OS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO COMO FORMAS QUE ORGANIZAM E ESTRUTURAM O PROCESSO DE PRODUÇÃO E DELINEIAM AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. PROPOR ESTUDOS QUE COMPREENDAM AS PRÁTICAS E OS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. INVESTIGAR AS PRÁTICAS COMUNICACIONAIS DE DIFERENTES MÍDIAS, PARTICULARMENTE EM SUAS RECONFIGURAÇÕES, SUAS CONVERGÊNCIAS E SEUS SISTEMAS EMERGENTES, CONCEBIDOS NO SENTIDO DE AÇÕES MOBILIZADAS NAS INTERAÇÕES SOCIAIS E NAS ORGANIZAÇÕES.
OBJETIVOS:
- DESENVOLVER, JUNTO AO ALUNO UMA NOVA E ATUALIZADA VISÃO DA LIDERANÇA COM FOCO NAS CARACTERÍSTICAS DO CONSULTOR-LÍDER: COMPORTAMENTAIS, HABILIDADES E CONHECIMENTO.
- CAPACITAR OS PROFISSIONAIS A UTILIZAR TÉCNICAS E INSTRUMENTOS ADEQUADOS PARA ATUAR COMO GESTORES DE NEGÓCIOS, AMPLIANDO O SEU DESEMPENHO E GERANDO UM DIFERENCIAL COMPETITIVO.
- DESENVOLVER AÇÕES COM INTELIGÊNCIA COMPETITIVA, PARA CRIAR UMA REDE DE RELAÇÕES PROFISSIONAIS SAUDÁVEIS E PRODUTIVAS, ALCANÇANDO O MELHOR DESEMPENHO DE TODOS E GERANDO ASSIM OS RESULTADOS DESEJADOS.
- CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS, HABILIDADES E POSTURA IDEAL PARA UM CONSULTOR DE SUCESSO.
OBJETIVOS:
CONHECER E APLICAR PRINCÍPIOS, RECURSOS E MÉTODOS DIDÁTICOS NA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. ADQUIRIR AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA UM EXCELENTE DESEMPENHO EM SALA DE AULA, EMPREGANDO RECURSOS QUE MOTIVEM O ALUNO. APERFEIÇOAR O EMPREGO DAS TÉCNICAS DE ENSINO TRADICIONAIS, DAS NOVAS METODOLOGIAS E DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS APLICÁVEIS À EDUCAÇÃO.
OBJETIVOS:
- APRESENTAR AS PRINCIPAIS FUNÇÕES E PAPÉIS DAS EMOÇÕES NA VIDA HUMANA E NO CONTEXTO DO TRABALHO.
- CONHECER AS DELIMITAÇÕES CONCEITUAIS E PERSPECTIVAS TEÓRICAS DE ABORDAGEM DAS EMOÇÕES E DO AFETOS, BEM COMO DISCUTIR SE A COGNIÇÃO CONTROLA A EMOÇÃO.
- ENTENDIMENTO DAS EMOÇÕES E MANIFESTAÇÕES AFETIVAS DISCRETAS NAS ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO.
- DISCUTIR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E SUAS REPERCUSSÕES SOBRE A AFETIVIDADE DO TRABALHADOR
- DISCUTIR FORMAS DE ATUAÇÃO E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL MAIS EFETIVAS NO CAMPO DAS EMOÇÕES E AFETOS NO TRABALHO
OBJETIVOS
O ALUNOS DEVERÃO SER CAPAZES DE ANALISAR OS ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO QUE POSSA, SER CLASSIFICADOS COMO FATORES DE RISCO OBJETIVOS E PSICOSSOCIAIS A SAUDE DO TRABALHADOR; COMPREENDER O PAPEL DA ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO, SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA ERGONOMIA E AS DIFERENTES ABORDAGENS EM ERGONOMIA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO.
OBJETIVOS:
APRESENTAR CONCEITOS QUE FUNDAMENTAM A COMPREENSÃO DO PROCESSO GRUPAL A PARTIR DO ENFOQUE HISTÓRICO-CRÍTICO, COM DESTAQUE PARA AS CONTRIBUIÇÕES DE PICHON-RIVIÉRE, BLEGER, LAPASSADE E FREUD.
RELACIONAR OS EMBASAMENTOS TEÓRICOS COM A PRÁTICA E INTERVENÇÃO GRUPAL EM DIFERENTES CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS OU INSTITUCIONAIS.
ESTIMULAR TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E VIVENCIAS NO GRUPO, PARTINDO DE UMA PROPOSIÇÃO SISTÊMICA E FENOMELÓGICA DO PROCESSO.
INTRODUZIR OS FENÔMENOS PSÍQUICOS RECORRENTES NO MANEJO E COORDENAÇÃO DE UM GRUPO.
ANALISAR E INTERPRETAR AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS CONSIDERANDO A NOÇÃO DE TAREFA E O ESQUEMA CONCEITUAL DO GRUPO
OBJETIVOS:
A DISCIPLINA TOMA COMO BASE OS CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA GESTÃO DA QUALIDADE COMO ORIENTAÇÃO PARA A ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS. HISTÓRICO. DIMENSÕES DA APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES: INDIVIDUAL, EM GRUPO E ORGANIZACIONAL. MECANISMOS DE APRENDIZAGEM. SISTEMAS DAS ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM. DISCIPLINAS DAS ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM. FERRAMENTA PARA DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM NAS EMPRESAS
OBJETIVOS:
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES. TREINAMENTO E MELHORIA DO DESEMPENHO. LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE T&D. ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE T&D. EFETIVIDADE DOS PROGRAMAS DE TREINAMENTO: AVALIAÇAO DE INDICADORES DE DESEMPENHO. T&D E RETORNO DO INVESTIMENTO. UNIVERSIDADES CORPORATIVAS. PROPORCIONAR O ENTENDIMENTO DE TEORIAS E MÉTODOS COM O INTUITO DE FORMAR PROFISSIONAIS CAPAZES DE OTIMIZAR E MELHORAR OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE RECURSOS HUMANOS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES. FEEDBACK DO DESEMPENHO
OBJETIVOS:
DISCUTIR OS NOVOS PARADIGMAS NA GESTÃO POR COMPETÊNCIA E OS NOVOS CONCEITOS DE GESTÃO DE PESSOAS;
DISCUTIR AS INTERAÇÕES ENTRE OS ASPECTOS ORGANIZACIONAIS E A GESTÃO DE PESSOAS BASEADOS EM COMPETÊNCIAS; OS ALUNOS DEVERÃO SER CAPAZES DE COMPREENDER CRITICAMENTE O PAPEL GESTÃO DE PESSOAS HOJE;
OBJETIVOS:
OS ALUNOS DEVERÃO SER CAPAZES DE IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS MÉTODOS PARA ESCLARECIMENTO DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO DAS DOENÇAS PROFISSIONAIS CAUSADAS PELOS AGENTES FÍSICOS, QUÍMICOS, E, BIOLÓGICOS, MAIS FREQUENTES EM NOSSO MEIO. CONHECER OS MÉTODOS PARA IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS E TIPOS DE MEDIDAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA PARA PREVENÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO E DAS DOENÇAS OCUPACIONAIS.
OBJETIVO GERAL:
CRIAR CONDIÇÕES PARA O CONHECIMENTO TEÓRICO-PRÁTICO DA TEMÁTICA -COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL-, VISANDO A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO ALUNO, BEM COMO DOS DOMÍNIOS INSTRUMENTAIS DELA ADVINDOS PARA A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NAS VÁRIAS ÁREAS DE APLICAÇÃO/ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- COMPREENDER A IMPORTÂNCIA SE FAZER UM DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL ÀS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES;
- DEFINIR E DISCUTIR SOBRE CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL;
- INSTRUMENTALIZAR OS ALUNOS PARA AVALIAR, COLETAR DADOS, ANALISAR E LEVANTAR NECESSIDADES DE INTERVENÇÃO POR MEIO DE INSTRUMENTOS DE DIAGNÓSTICO E DE GESTÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, TAIS COMO: PODER ORGANIZACIONAL, CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL, COMPROMETIMENTO, ENVOLVIMENTO COM O TRABALHO, SATISFAÇÃO E SUPORTE NO TRABALHO.
OBJETIVOS:
CONHECER OS FUNDAMENTOS DA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA A FIM DE DESENVOLVER E REDIGIR TRABALHOS ACADÊMICOS.
OBJETIVOS:
- CONHECIMENTO DA LEGISLAÇÃO RELACIONADA À SAÚDE DO TRABALHADOR;
- IDENTIFICAÇÃO MÍNIMA DE CONDIÇÕES DE RISCO PRESENTES NO AMBIENTE DE TRABALHO;
- CONHECIMENTO SOBRE ACIDENTES E DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA;
- AVALIAÇÃO DE TRANSTORNOS MENTAIS RELACIONADOS AO TRABALHO E IDENTIFICAÇÃO DE OPÇÕES DE TRATAMENTO.
OBJETIVOS:
- DEMONSTRAR AS ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E O PAPEL DO PSICÓLOGO NAS ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO. REVER A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA ÁREA NO BRASIL E NO MUNDO, VISANDO EXAMINAR AS TRANSIÇÕES QUE MARCAM O CAMPO
- DISCUTIR A ESTRUTURA DO CAMPO DE ATUAÇÃO EM POT COMO UMA ÁREA DE ATUAÇÃO INTEGRADA E MULTIDISCIPLINAR.
- COMPRENDER AS PERSPECITIVAS DO CAMPO E DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DO POT BRASILEIRO
- FORNECER QUADROS DE REFERÊNCIA TEÓRICA E DE INTRODUÇÃO DO ASSUNTO AUMENTANDO A COMPREENSÃO DO CONTEXTO NA ÁREA DE PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇOES E DO TRABALHO PARA SEJAM CAPAZES DE FORMULAR HIPÓTESES, ESBOÇAR EXPLICAÇÕES E PREDIÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO NAS INSTITUIÇOES E NAS ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO E A GESTÃO DAS PESSOAS;
- DESCREVER AS FORMAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ÁREA DE GESTAO DE PESSOAS NESSAS ORGANIZAÇÕES E AS TENDÊNCIAS INOVADORAS NESTA AREA.
OBJETIVOS:
DESCREVER A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO COMO INDISPENSÁVEL A PRODUTIVIDADE E A COMPETITIVIDADE E SOBREVIVÊNCIA NAS ORGANIZAÇÕES, MAS VENDO O HOMEM COMO DIFERENCIAL.
DISCUTIR COMO PROCESSOS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO SÃO DIMENSIONADOS PELAS EMPRESAS ATUAIS E QUAIS OS MODELOS E OS FATORES DETERMINAM QVT.
OS ALUNOS DEVERÃO SER CAPAZES DE ELABORAR DIAGNÓSTICO DA QVT E SUGERIR MELHORIAS NO PROCESSO DE GESTÃO DAS EMPRESAS.
OBJETIVOS:
- DISCUTIR E ANALISAR QUESTÕES REFERENTES A SAUDE MENTAL E TRABALHO E SUA INTERFACE COM A PSICOLOGIA;
- COMPREENDER AS DIFERENTES ABORDAGENS EM SAÚDE MENTAL E TRABALHO
- IDENTIFICAR E PROPOR ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO QUE CONSIDEREM OS FATORES INDIVIDUAIS DE RISCO OU PROTEÇÃO À SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR
OBJETIVOS:
A) UTILIZAR SUBSÍDIO TEÓRICO-PRÁTICO BÁSICO, MAS TAMBÉM COMPLEMENTAR, A RESPEITO DOS TEMAS ABORDADOS PELA DISCIPLINA DE PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS;
B) REALIZAR O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DE ALGUMAS PROPOSTAS DAS PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS A RESPEITO DO CONTEÚDO E NATUREZA DAS METODOLOGIAS POR ELA TRABALHADAS E, POR CONSEGUINTE, DOS CRITÉRIOS DE VALIDADE E LEGITIMIDADE DE PRESSUPOSTOS IMPORTANTES NO USO CIENTÍFICO DAS PRÁTICAS DE SAÚDE;
D) A APROPRIAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DESTES CONTEÚDOS PROPRIAMENTE METODOLÓGICOS DEVERÁ SE ARTICULAR COM A APROPRIAÇÃO ATIVA DE DETERMINADOS PROCEDIMENTOS INERENTES À ESPECIFICIDADE DAS PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS NO QUADRO CURRICULAR DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO, EVITANDO-SE, DESTA MANEIRA, QUALQUER FORMA DE ACADEMICISMO OU DE SUPRESSÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
OBJETIVOS:
ENTENDER COMO A SATISFAÇÃO E O ENVOLVIMENTO COM O TRABALHO DOMINARAM AS PESQUISAS REFERENTES AOS NÍVEIS DE PRODUTIVIDADE E DESEMPENHO, BEM COMO A TAXA DE ABSENTEÍSMO E ROTATIVIDADE NO TRABALHO.
ENTENDER O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA QUE POSSAM PLANEJAR ESTRATÉGIAS CAPAZES DE LEVAR TRABALHADORES A SE TORNAREM SATISFEITOS E ENVOLVIDOS COM O TRABALHO.
ANALISAR CRITICAMENTE OS PRESSUPOSTOS SUBENTENDIDOS NAS INVESTIGAÇÕES COMO SENDO ESSENCIALMENTE ECONÔMICOS - SE PODE REDUZIR CUSTOS COM A FORÇA DE TRABALHO E AUMENTAR LUCRO DAS EMPRESAS POR MEIO DE UM CONTINGENTE DE TRABALHADORES SATISFEITOS E, CONSEQUENTEMENTE, ESTÁVEL, PRODUTIVO E FREQUENTE AO TRABALHO.
CONHECER QUAIS POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS ESTARIAM SENDO PERCEBIDAS PELOS EMPREGADOS - DENOMINADO DE DIAGNÓSTICO PSICOSSOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES.