BIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO; PARTICULARIDADES DA FARMACOTERAPIA E DO PROCESSO DE CUIDADO A PACIENTES IDOSOS; MEDICAMENTOS DE USO POTENCIALMENTE INAPROPRIADO EM IDOSOS; MANEJO DA INSÔNIA ENTRE PACIENTES IDOSOS; MANEJO DA DOR EM PACIENTES IDOSOS; MANEJO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM IDOSOS; MANEJO DA DEPRESSÃO EM IDOSOS; MANEJO DE DISTÚRBIOS GASTRINTESTINAIS E INFECÇÕES EM IDOSOS; DELIRIUM E DEMÊNCIA.
COMPREENSÃO FISIOPATOLÓGICO DAS PRINCIPAIS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (HIPERTENSÃO ARTERIAL, DIABETES, SÍNDROME METABÓLICA, OBESIDADE, DISLIPIDEMIAS, DOENÇAS RENAIS, DOENÇAS RESPIRATÓRIAS) E SUAS ABORDAGENS TERAPÊUTICAS VOLTADAS PARA A ATUAÇÃO ATIVA DO FARMACÊUTICO NESTE CONTEXTO, CONTRIBUINDO PARA UM TRATAMENTO MAIS EFICAZ E CONTÍNUO.
INTRODUÇÃO ÀS NEOPLASIAS; TERAPÊUTICA ONCOLÓGICA; ATENÇÃO FARMACÊUTICA À CRIANÇA COM CÂNCER; ATENÇÃO FARMACÊUTICA AO IDOSO COM CÂNCER; TOXICIDADE EXIBIDA POR ANTINEOPLÁSICOS; REAÇÕES ADVERSAS DECORRENTES DE ASSOCIAÇÃO ENTRE ANTINEOPLÁSICOS; INTERAÇÃO COM EQUIPE MULTIPROFISSIONAL.
ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS, FARMACOCINÉTICA E FARMACODINÂMICA EM PEDIATRIA, DOSES E FORMAS FARMACÊUTICAS, ASPECTOS DE ADMINISTRAÇÃO E ADESÃO, ATENÇÃO PARA CUIDADORES.
INTRODUÇÃO AO SNC E CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS; ATENÇÃO FARMACÊUTICA DOS: FÁRMACOS HIPNÓTICOS E ANSIOLÍTICOS: BENZODIAZEPÍNICOS; FÁRMACOS HIPNÓTICOS E ANSIOLÍTICOS: BARBITÚRICOS E OUTROS; FÁRMACOS ANTICONVULSIVANTES E ESTIMULANTES CENTRAIS; FÁRMACOS NEUROLÉPTICOS; FÁRMACOS ANTIDEPRESSIVOS E ESTABILIZADORES DE HUMOR; AGONISTAS DOS RECEPTORES ADRENÉRGICAS; ANTAGONISTAS DOS RECEPTORES ADRENÉRGICOS; DROGAS AGONISTAS E ANTAGONISTAS MUSCARÍNICAS; COLINESTERASES E INIBIDORES DA COLINESTERASE; RELAXANTES MUSCULARES DE AÇÃO PERIFÉRICA; BLOQUEADORES GANGLIONARES.
ESTUDO DOS REQUISITOS IMPLEMENTAÇÃO DO SERVIÇO DA FARMÁCIA CLÍNICA E DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM CENTROS DE SAÚDE E AS HABILIDADES A SEREM APRIMORADAS PARA MELHOR DESEMPENHAR AS ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO, DO CUIDADO TERAPÊUTICO, ORIENTAÇÃO E SEGUIMENTO DOS PACIENTES, FORNECENDO BASES PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO BEM COMO PREPARAÇÃO PARA EXERCER A ATIVIDADE DE FARMÁCIA CLÍNICA. O MÓDULO TAMBÉM AVALIA A PRÁTICA DA FARMÁCIA CLÍNICA EM DIFERENTES GRUPOS DE PACIENTES DENTRO DOS AMBULATÓRIOS INTEGRADOS DE SAÚDE.
NOÇÕES DE EPIDEMIOLOGIA GERAL. OBJETIVO, CONCEITO, DEFINIÇÕES E CAMPO DE APLICAÇÃO. REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS. FARMACOVIGILÂNCIA. PROGRAMAS DE NOTIFICAÇÃO ESPONTÂNEA. FDA E OMS. MONITORIZAÇÃO INTENSIVA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS. DETERMINAÇÃO DA CAUSALIDADE ATRAVÉS DE ALGORITMOS. A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM DIVERSAS CULTURAS. O PROFISSIONAL FARMACÊUTICO E A SAÚDE NO BRASIL.
ESTUDAR AS DOENÇAS MAIS PREVALENTES EM NOSSO MEIO NO QUE SE REFERE ÀS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS, FISIOPATOLOGIA, PROGNÓSTICO E PRINCÍPIOS TERAPÊUTICOS. USO DA PROPEDÊUTICA: ABORDAGEM CLÍNICA, AVALIAÇÃO E ASPECTOS DO TRATAMENTO DE CONDIÇÕES NOSOLÓGICAS POR ÓRGÃOS E SISTEMAS. ABORDAGEM DE ANATOMIA, HISTÓRIA CLÍNICA, ANAMNESE FARMACOLÓGICA, EXAME FÍSICO GERAL; DESCRIÇÃO DAS CONDIÇÕES NOSOLÓGICAS DE RELEVÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, PATOLOGIA, FISIOPATOLOGIA, DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL, INVESTIGAÇÃO LABORATORIAL. ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS.
INTERAÇÕES FÍSICO-QUÍMICAS; INTERAÇÕES FARMACOLÓGICAS; INTERAÇÕES FÁRMACOS X FÁRMACOS; INTERAÇÕES FÁRMACOS X ALIMENTOS E NUTRIENTES; INTERAÇÕES FÁRMACOS X FITOTERAPICOSA.
ALIDAÇÃO E INTERPRETAÇÃO CLÍNICA DE EXAMES LABORATORIAIS NA PRÁTICA DA SAÚDE, CORRELACIONANDO COM AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS, ALTERAÇÕES METABÓLICAS E BIOQUÍMICAS, PROVAS DA FUNÇÃO RENAL E HEPÁTICA, MARCADORES IMUNOLÓGICOS, CITOLOGIA GINECOLÓGICA, EVIDENCIAR OS PRINCIPAIS MARCADORES LABORATORIAIS NA FUNÇÃO ENDÓCRINA E EXAMES LABORATORIAIS UTILIZADOS NO PRÉ-NATAL.