INTRODUÇÃO: PRINCIPAIS CONCEITOS E DEFINIÇÕES; HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL; ASPECTOS LEGAIS DA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO BRASIL; O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL E SEUS OBJETIVOS; ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL E RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL; IDENTIFICAÇÃO E PREVISÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS; METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS; UTILIZAÇÃO E APLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO BRASIL E NO MUNDO; ANÁLISE DE RISCO AMBIENTAL; ETAPAS E PROCEDIMENTOS DE LICENCIAMENTO; AUDIÊNCIAS PÚBLICAS; TENDÊNCIAS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL.
A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. AULA UNIVERSITÁRIA, PROCESSO DIDÁTICO E SEUS ELEMENTOS. O PLANEJAMENTO E AS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO. METODOLOGIAS DIDÁTICAS NA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. RELAÇÃO PEDAGÓGICA NA AULA UNIVERSITÁRIA E MEDIAÇÃO DOCENTE. AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS, ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS.
APRESENTAÇÃO DO ÂMBITO DA ECOLOGIA. ESTUDO DA HIERARQUIA DE SISTEMAS, FATORES ECOLÓGICOS E ECOSSISTEMAS. DEFINIÇÕES DE COMUNIDADES, DINÂMICA DE POPULAÇÕES, HABITAT E NICHO ECOLÓGICO. CONCEITOS DE DIVERSIDADE E SUCESSÃO ECOLÓGICAS. CONTEÚDO RELATIVO À PRODUTIVIDADE PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA, NÍVEIS TRÓFICOS E CADEIA ALIMENTAR. CONCEITOS RELACIONADOS À CICLAGEM DE NUTRIENTES E TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA. APRESENTAÇÃO DOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS. COMPOSIÇÃO E DEFINIÇÃO DE PIRÂMIDES ECOLÓGICAS. DEFINIÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS. APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS ECOLÓGICOS. ESTUDO DE AÇÕES ANTRÓPICAS, IMPACTOS E MUDANÇAS GLOBAIS.
INTRODUÇÃO À ECOTOXICOLOGIA. POLUENTES E AGENTES TÓXICOS. MONITORAMENTO BIOLÓGICO DE POLUIÇÃO IN SITU. ALTERAÇÕES POPULACIONAIS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO. ALTERAÇÕES EM COMUNIDADES E ECOSSISTEMAS. COMPARTIMENTOS AMBIENTAIS. CICLOS BIOGEOQUÍMICOS E INTERVENÇÃO ANTRÓPICA. ECOTOXICOCINÉTICA. ENSAIOS ECOTOXICOLÓGICOS. EFEITOS BIOQUÍMICOS E FISIOLÓGICOS DOS POLUENTES NOS ORGANISMOS. APLICAÇÕES DOS ENSAIOS E LEGISLAÇÃO. BIOMARCADORES, BIOMONITORES E BIOINDICADORES DE POLUIÇÃO AMBIENTAL. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA ECOTOXICOLOGIA.
INTRODUÇÃO E HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. CONCEITO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PRINCIPAIS EVENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PRINCÍPIOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. CATEGORIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS E METODOLOGIAS UTILIZADAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (ISO-14001 E 14004). OBJETIVOS, FINALIDADES, FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS DA GESTÃO AMBIENTAL. POLÍTICA AMBIENTAL: A QUESTÃO AMBIENTAL SOB O ENFOQUE ECONÔMICO.
FUNDAMENTOS, OBJETIVOS, DIRETRIZES E PLANOS DA POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS; CLASSIFICAÇÃO DAS ÁGUAS, DOMINIALIDADE PÚBLICA E VALOR ECONÔMICO DA ÁGUA; ENQUADRAMENTO; ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA BRASILEIRO E COMPENSAÇÃO FINANCEIRA; LEGISLAÇÃO PARA USO DOS RECURSOS HÍDRICOS; OUTORGA PELO DIREITO DE USO; MODELOS PARA COBRANÇA PELA OUTORGA; PROTEÇÃO DA QUALIDADE E DO ABASTECIMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS; INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS.
INTRODUÇÃO À HIDROLOGIA; CICLO HIDROLÓGICO; BALANÇO HÍDRICO; TIPOS E FORMAS DE PRECIPITAÇÃO; MEDIÇÃO E INTERPRETAÇÃO; INFILTRAÇÃO; EVAPORAÇÃO; EVAPOTRANSPIRAÇÃO; ESCOAMENTO SUPERFICIAL; ESCOAMENTO SUBTERRÂNEO; BACIA HIDROGRÁFICA; ENCHENTES E ESTIAGEM; MEDIÇÃO DE VAZÃO; CURVA-CHAVE; MÉTODO RACIONAL; HIDROGRAMA UNITÁRIO; MODELOS MATEMÁTICOS - CHUVA X VAZÃO; VAZÕES MÍNIMAS; REGIME DOS CURSOS D'ÁGUA; REGULARIZAÇÃO DE VAZÕES; PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E O PROBLEMA DE ENCHENTES URBANAS; FORMAÇÃO DE ENCHENTES E SEUS IMPACTOS SOBRE AS CHEIAS URBANAS; O SISTEMA DE DRENAGEM URBANO; CONCEPÇÕES DE CONTROLE DE ENCHENTES; MEDIDAS ESTRUTURAIS E MEDIDAS NÃO-ESTRUTURAIS; MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS.
INTRODUÇÃO À DISCIPLINA. PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO AMBIENTAL. TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE. TUTELA CIVIL DO MEIO AMBIENTE. POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE E LICENCIAMENTO AMBIENTAL. POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS. POLÍTICA NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO E POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO. ÉTICA EM PESQUISAS. CIÊNCIA E MÉTODOS. TÉCNICAS DE ESTUDO. LINGUAGEM CIENTÍFICA. FORMATAÇÃO. NORMAS DA ABNT. PROJETO DE PESQUISA. ARTIGO CIENTÍFICO.
CONCEITO DE POLUIÇÃO; PARÂMETROS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS DE QUALIDADE DA ÁGUA; USOS DO AMBIENTE AQUÁTICO; EFEITOS DO LANÇAMENTO DE CARGAS POLUIDORAS EM CORPOS D-ÁGUA - AUTODEPURAÇÃO; DECAIMENTO BACTERIANO, EUTROFIZAÇÃO, PROBLEMAS POLUIDORES E FORMAS DE CONTROLE DE POLUIÇÃO, MONITORAMENTO DE COPOS D-ÁGUA, LEGISLAÇÃO SOBRE QUALIDADE DA ÁGUA.
OBJETIVOS DO TRATAMENTO; ELEMENTOS DE PROJETO; ESTUDO DE CONCEPÇÃO; TECNOLOGIAS, GRAUS, OPERAÇÕES E PROCESSOS DE TRATAMENTO: CONCEITUAÇÃO, DIMENSIONAMENTO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO; TRATAMENTO PRELIMINAR: GRADEAMENTO E DESARENAÇÃO; TRATAMENTO PRIMÁRIO: DECANTAÇÃO, FLOTAÇÃO E FÍSICO-QUÍMICO; TRATAMENTO SECUNDÁRIO: LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO FACULTATIVAS, AERADAS E DE MATURAÇÃO, LODO ATIVADO, FILTRAÇÃO BIOLÓGICA AERÓBIA, ROTORES DE CONTATO, PROCESSOS ANAERÓBIOS - UASB; TRATAMENTO DA FASE SÓLIDA: ESPESSAMENTO - ADENSADORES E CENTRÍFUGAS, ESTABILIZAÇÃO: DIGESTÃO ANAERÓBIA E AERÓBIA, ESTABILIZAÇÃO ALCALINA; DESIDRATAÇÃO: CENTRÍFUGAS, FITROS-PRENSA E DE ESTEIRA; DESTINAÇÃO FINAL; TRATAMENTO LOCAL: FOSSAS SÉPTICAS, FILTRO ANAERÓBIO, VALAS DE INFILTRAÇÃO E SUMIDOUROS, VALAS DE FILTRAÇÃO; ESTAÇÕES COMPACTAS; REMOÇÃO DE NUTRIENTES; DESINFECÇÃO; COMPARAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DE ALTERNATIVAS; SISTEMAS SIMPLIFICADOS; UNIDADES COMPACTAS.
CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. CONCEITO DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. FUNDAMENTOS DA ÉTICA, DA CIDADANIA E SEUS PRINCÍPIOS. O PENSAMENTO ÉTICO ACERCA DA GESTÃO ATUAL DO MEIO AMBIENTE: DIREITOS E DEVERES EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE; DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E CUSTOS SOCIAIS. FERRAMENTAS, NORMAS E CERTIFICAÇÕES QUE ENVOLVEM A GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL. A RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E MEIO AMBIENTE: AS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS E CIENTÍFICAS SOBRE A RELAÇÃO DO HOMEM COM A NATUREZA. AS POSSÍVEIS VANTAGENS SOCIAIS E ECONÔMICAS DE UMA GESTÃO CONSCIENTE DOS RECURSOS AMBIENTAIS - O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
ESCOLHA DO MANANCIAL; PROCESSOS E TECNOLOGIAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO; GRADEAMENTO E DESARENAÇÃO; AERAÇÃO E REMOÇÃO DE FERRO E MANGANÊS; COAGULAÇÃO QUÍMICA; FLOCULAÇÃO: AGITAÇÃO HIDRÁULICA E MECANIZADA, UNIDADES DE MISTURA LENTA; DECANTAÇÃO: PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA SEDIMENTAÇÃO, DECANTAÇÃO COM PLACAS OU TUBOS PARALELOS; FLOTAÇÃO; FILTRAÇÃO: LENTA, RÁPIDA DESCENDENTE E ASCENDENTE; ALCALINIDADE E DUREZA: PROCESSOS DE REMOÇÃO; DESINFECÇÃO, FLUORETAÇÃO; CORREÇÃO FINAL DE PH; ETA'S MODULADAS.
DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS. POLUIÇÃO POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E RECURSOS NATURAIS. ANÁLISE DE DESEMPENHO, RISCOS E IMPACTOS PARA A SOCIEDADE E PARA O MEIO AMBIENTE. EFEITOS BIOLÓGICOS E NÃO BIOLÓGICOS DA POLUIÇÃO OCASIONADAS PELAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS. NECESSIDADE DE CONTROLE. MEDIDAS PREVENTIVAS E CORRETIVAS. ALTERAÇÕES FÍSICO-QUÍMICAS DO AMBIENTE. TOXICOLOGIA DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS. REGULAMENTAÇÃO DO USO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS.
GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS; CLASSIFICAÇÃO; LEGISLAÇÃO E POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS; NORMAS BRASILEIRAS; PROPRIEDADES DOS RESÍDUOS; DIAGNÓSTICO; COLETA; TRANSPORTE; TRATAMENTO E DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS; FORMAS DE DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS; RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE; RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. RESÍDUOS INDUSTRIAIS: TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL.