FUNDAMENTOS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE. A VIGILÂNCIA SANITÁRIA, OS CONSELHOS PROFISSIONAIS E RESPONSABILIDADE TÉCNICA DE ESTABELECIMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE. VIGILÂNCIA SANITÁRIA DA ATENÇÃO HOSPITALAR E AMBULATORIAL. VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE SERVIÇOS DE APOIO DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICO E DE PROCEDIMENTOS ESPECIAIS (SANGUE, TECIDOS E ÓRGÃOS). TÉCNICA DE INSPEÇÃO SANITÁRIA EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE.
AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. PROJETO PIONEIRO: OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA. REGULAMENTAÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO ACS. EXPECTATIVA DE ATUAÇÃO, AS COMPETÊNCIAS. REALIDADE ATUAL. A VISITA DOMICILIÁRIA: O PRINCIPAL INSTRUMENTO DE TRABALHO DO ACS. ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF). CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA. PRINCÍPIOS GERAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. OBJETIVOS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. DIRETRIZES GERAIS. A EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA. ACOLHIMENTO. NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF). ASPECTOS NORMATIVOS. TIPOS DE NASF. OBJETIVOS DO NASF. MISSÃO DO NSF. DIRETRIZES DO NASF. FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DO NASF. PAPEL DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE.
ASPECTOS CONCEITUAIS E DEFINIÇÃO DE EPIDEMIOLOGIA. HISTÓRICO DA EPIDEMIOLOGIA. PILARES DA EPIDEMIOLOGIA ATUAL. OBJETO DA EPIDEMIOLOGIA. TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS: EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA E ANALÍTICA. HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS: DIFERENÇA ENTRE OS PERÍODOS PRÉ-PATOGÊNICO E PATOGÊNICO. DETERMINANTES SOCIAIS E EPIDEMIOLÓGICOS. NÍVEIS DE APLICAÇÃO DE MEDIDAS PREVENTIVAS DE ACORDO COM OS PERÍODOS DE DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS. VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. INDICADORES EM SAÚDE. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE.
PRINCÍPIOS DE GESTÃO DE PESSOAS; O SERVIDOR PÚBLICO E SUAS PARTICULARIDADES; RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS. REGIME ESTATUTÁRIO E REGIME CONTRATUAL; PLANO DE CARGOS, CARREIRA E REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIAS; SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS. GESTÃO DE EQUIPES; COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES. PODER E CULTURA NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS; GESTÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO; ÉTICA; LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE PESSOAS; APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL.
ESTRATÉGIA NAS ORGANIZAÇÕES. PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS. ANÁLISES EXTERNAS E INTERNAS ÀS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS. CENÁRIOS ESTRATÉGICOS. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E PRINCIPAIS INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS BRASILEIROS. DECISÕES ESTRATÉGICAS E NÍVEIS ESTRATÉGICOS. DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS NAS ORGANIZAÇÕES. ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO SETOR PÚBLICO.
SIGNIFICAÇÕES E PERSPECTIVAS EM MUDANÇA. DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE SAÚDE E DOENÇA. PERÍODO PRÉ-CARTESIANO. PRIMEIRA REVOLUÇÃO DA SAÚDE. SEGUNDA REVOLUÇÃO DA SAÚDE. PRINCIPAIS CONCEITOS DA SEGUNDA REVOLUÇÃO DA SAÚDE. PROMOÇÃO DA SAÚDE. ESTILO DE VIDA. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA SAÚDE E DA DOENÇA. FUNÇÕES E TRANSFORMAÇÕES DA FAMÍLIA AO LONGO DA HISTÓRIA. A FAMÍLIA AO LONGO DA HISTÓRIA. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL. A PRIMEIRA REPÚBLICA (1889 - 1930). A ERA VARGAS (1930 - 1945). O PERÍODO DE REDEMOCRATIZAÇÃO (1945 - 1964). O GOVERNO MILITAR (1964 - 1980). AS DÉCADAS DE 80 E 90. O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. OS PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS E ORGANIZACIONAIS DO SUS.
A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. EDUCAÇÃO. DIDÁTICA. METODOLOGIA. A LDB, O ENSINO SUPERIOR E SUAS FINALIDADES. O ENSINO SUPERIOR E SUAS RELAÇÕES COM O CONTEXTO SOCIOECONÔMICO-POLÍTICO BRASILEIRO. A METODOLOGIA COMO ATO POLÍTICO. O ATO DE PLANEJAR E AS INTENCIONALIDADES. A OPÇÃO POLÍTICA DO EDUCADOR. PLANO E PLANEJAMENTO. DIFERENÇAS ENTRE PLANO E PLANEJAMENTO. AS IMPLICAÇÕES POLÍTICAS DO ATO DE PLANEJAR. ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM PLANO.
OS CAMINHOS DA PESQUISA CIENTÍFICA. PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. PESQUISA CIENTÍFICA. PRINCÍPIOS DA PESQUISA CIENTÍFICA. PRINCIPAIS MODALIDADES DE PESQUISA. MODALIDADES MAIS UTILIZADAS EM PESQUISA JURÍDICA. TÉCNICAS PARA COLETA DE DADOS E INFORMAÇÕES. PROJETO DE PESQUISA. ORIENTAÇÕES E NORMATIZAÇÕES PARA REDAÇÃO DE TEXTOS. FORMA DE APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO ARTIGO CIENTÍFICO. AS NORMAS DA ABNT, NBR 10520/2002.
PROJETO DE PESQUISA: DEFINIÇÃO, MODELOS E ELEMENTOS. PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC). A ORGANIZAÇÃO DE TEXTO CIENTÍFICO (NORMAS ABNT). ENTREGA DO PROJETO DE TCC.