02 Mai 2024
CONHECIMENTO

Curso de Farmácia apresenta benefícios das Plantas Medicinais

Exposição para a comunidade acadêmica aconteceu segunda-feira (29/4) na entrada do Câmpus Centro

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Na última segunda-feira (29/4), os alunos do 1º ano do curso de Farmácia da Unifev realizaram uma exposição na entrada do Câmpus Centro para apresentar à comunidade acadêmica seus trabalhos de pesquisa sobre “Plantas Medicinais”. A iniciativa teve como objetivo destacar a importância e o potencial terapêutico desses recursos naturais, que são amplamente disponíveis e acessíveis em comparação com os medicamentos industrializados.

Durante a exposição, os discentes apresentaram diversas espécies de plantas medicinais, explorando seus princípios ativos, propriedades curativas e as aplicações de cada uma na área da saúde.

Sob a orientação do docente Prof. Me. Bruno Benhocci Santana, da disciplina “Introdução às Ciências Farmacêuticas”, os estudantes pesquisaram o contexto histórico do uso dos medicamentos naturais, desde a época dos boticários até os farmacêuticos atuais. “Após as pesquisas, os alunos apresentaram hoje os diversos usos das plantas medicinais, desde seus formatos em óleos e chás até seus benefícios e riscos potenciais. A atividade destacou também a importância da dosagem correta e a forma de extração, alertando para os perigos que podem surgir do uso inadequado”.

De acordo com Santana, diversas plantas medicinais podem ser aliadas na busca por saúde e qualidade de vida. Entre as mais populares, encontramos camomila, gengibre, hortelã, alho, entre outras, cada uma com suas propriedades e benefícios únicos. “Apresentamos aos participantes da exposição uma seleção de plantas, com destaque para suas propriedades medicinais e os problemas de saúde que podem ajudar a tratar”.

O coordenador da graduação de Farmácia, Prof. Dr. Roberto Malta, enfatizou a importância da atividade, que proporcionou aos universitários a compreensão do papel das plantas medicinais da história da saúde humana e sua relevância nos dias atuais. “As plantas medicinais são usadas há milênios e essa exposição foi uma oportunidade para os estudantes se aprofundarem nas pesquisas desse importante ingrediente medicinal. Para a comunidade acadêmica também foi um evento de grande valia, pois permitiu que todos conhecessem os benefícios do uso desses medicamentos naturais”, concluiu.

Bruno Camargo