Acesso ao Portal
HOME / BLOGS / Blog de Direito

04/SET/2015
Direito da UNIFEV recebe nota máxima (5) em avaliação de Conceito de Curso do MEC

Índice corresponde à média das notas obtidas em três dimensões: Organização Didático-pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura.

O curso de Direito da UNIFEV obteve nota máxima (5) de Conceito de Curso (CC), após uma visita in loco do Ministério da Educação (MEC) à Instituição, no mês de agosto.

A avaliação faz parte do processo de renovação do reconhecimento da graduação, que considera três importantes dimensões: Organização Didático-pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura.

De acordo com a Procuradora Institucional do Centro Universitário de Votuporanga, Profa. Ma. Iza Valéria Franco, todos os 37 itens pontuados pela Comissão de Avaliação do MEC receberam notas altas.

"É um conceito que comemoramos com orgulho, porque sabemos da dificuldade em conquistá-lo. Isso significa que atendemos a todos os requisitos da Educação Superior com muita competência", explicou.

As visitas às instituições que oferecem o curso de Direito em todo o Brasil estão ocorrendo este ano por uma determinação do MEC. Essa decisão ocorre em conformidade com os ciclos de avaliações de outros índices importantes para faculdades, centros universitários e universidades brasileiras: a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC).

"O CC não tem relação com o demais índices, mas é tão importante quanto, porque determina, também, a qualidade da Instituição. Há 10 anos o curso de Direito não recebia uma visita do MEC, e a nota máxima só vem coroar o ótimo trabalho que vem sendo desenvolvido na graduação", afirmou a Procuradora Institucional.

Para a coordenadora do curso de Direito da UNIFEV, Profa. Ma. Nínive Daniela Pignatari, a avaliação positiva em todos os itens analisados pelo MEC foi recebida com grande satisfação por toda a comunidade acadêmica.

"É o reconhecimento de um trabalho intenso realizado por docentes e discentes para o aperfeiçoamento do curso. No último ano, implantamos um projeto pedagógico inovador com a criação das avaliações continuadas semanais, uso da plataforma tecnológica como apoio ao ensino presencial e remodelação da matriz, com a inclusão das oficinas que conectam a teoria à prática desde as séries iniciais, com ampla remodelação do estágio e das atividades de extensão. A nota sinaliza que o curso está coerente com as exigências do MEC e organizado de modo excelente, tendo em vista as expectativas da sociedade com relação à educação jurídica de qualidade."

Segundo o Reitor do Centro Universitário de Votuporanga, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco, antes da visita in loco da Comissão, o curso de Direito da UNIFEV já era conhecido por sua excelente qualidade.

"No relatório da comissão, destacam-se aspectos notórios, como o 'extenso aporte educacional', a metodologia inovadora, a ótima condução da coordenação e dos órgãos colegiados do curso, a atuação efetiva da Comissão Própria de Avaliação (CPA) nos processos decisórios, a relevância dos projetos extensionistas comunitários desenvolvidos pelo curso e a participação de professores e alunos em todo o processo. Esse relato da comissão atesta, portanto, o alto nível de excelência do curso. Todos estão de parabéns!".

Para finalizar, o Diretor-Presidente da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), engenheiro Nelson Thomé Seraphim Junior, ressaltou que o resultado dessa avaliação externa é fruto de um trabalho competente de toda a equipe de coordenação, professores e alunos, além de colaboradores e reitoria.

"Por acreditar nessa equipe de profissionais e no desempenho qualificado de nossos estudantes, a Diretoria Executiva da Mantenedora não mede esforços para que todos os objetivos educacionais sejam plenamente alcançados e a UNIFEV se destaque cada vez mais no cenário do ensino superior do País".

Leliane Petrocelli/ Nathália Brunini
Mtb 51.764/SP - Mtb 79.478/SP

© Copyright 2024 - Todos dos Direitos Reservados. CAMPUS CENTRO | Rua Pernambuco, 4196 - Centro - CEP 15500-006 - Votuporanga/SP
CIDADE UNIVERSITÁRIA | Av. Nasser Marão, 3069 - Pq. Industrial I - CEP 15503-005 - Votuporanga/SP