Acesso ao Portal
HOME / BLOGS / Blog de Direito

16/SET/2015
Abertura do II Ciclo de Carreiras Jurídicas reúne alunos e juristas

Evento contou com palestras do delegado da Polícia Federal, Dr. Rogério Galloro e do juiz da 5ª Vara de Votuporanga, Dr. Sérgio Barbato Junior.

O primeiro dia do II Ciclo de Carreiras Jurídicas da UNIFEV, realizado nessa segunda-feira (dia 14), contou com a presença de alunos e juristas de Votuporanga, que prestigiaram as palestras do delegado da Polícia Federal Dr. Rogério Galloro, e do juiz titular da 5ª Vara local Dr. Sérgio Barbato Junior. O evento aconteceu no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo e segue a semana toda com atividades direcionadas aos estudantes de Direito e profissionais da área.

Durante a abertura, a coordenadora da graduação, Profa. Ma. Nínive Daniela Guimarães Pignatari, agradeceu a presença de todos e enalteceu o trabalho dos professores do curso. "Se não fosse o empenho de cada um, o curso de Direito da UNIFEV não teria conquistado a nota 5 na avaliação do MEC, o que o colocou em um patamar entre os melhores do Brasil", disse.

O delegado da Polícia Federal iniciou os trabalhos da noite com uma apresentação que demonstrou aos presentes a estrutura e atuação do órgão em que trabalha. Ele citou que o efetivo da Polícia Federal conta atualmente com 14.255 homens. "Nós executamos inúmeras atribuições com apenas 14 mil homens. Estamos em todos os estados com nossas unidades. São 97 delegacias espalhadas por todo território nacional".

Galloro ressaltou que a função da Polícia Federal é baseada em dois pilares, o judiciário e o administrativo. "Temos as investigações, que é a essência da nossa existência, onde há todo um processo judiciário. Também exercemos o controle, que é a vertente administrativa do órgão, como controle de migração, emissões de passaportes, entre outros", explicou.

A segunda palestra, ministrada pelo juiz local teve como tema o Novo Código de Processo Civil.

Para a aluna do 4º ano de Direito da UNIFEV, Tatiane Batista Biage, 22 anos, o evento é uma oportunidade de completar o conhecimento adquirido dentro da sala de aula. "Eu quero ser delegada. Poder ouvir a palestra de um delegado da Polícia Federal me motiva na busca por esse sonho, além de ser um aprendizado a mais para minha formação acadêmica", disse.

Isabela Jardinetti
Mtb 69093/SP

© Copyright 2024 - Todos dos Direitos Reservados. CAMPUS CENTRO | Rua Pernambuco, 4196 - Centro - CEP 15500-006 - Votuporanga/SP
CIDADE UNIVERSITÁRIA | Av. Nasser Marão, 3069 - Pq. Industrial I - CEP 15503-005 - Votuporanga/SP