Muitas vezes o Zika é confundido com Dengue e Chikungunya e há a necessidade de se ampliar a divulgação sobre os sintomas e, principalmente, as diferenças entre essas três infecções.
Dentre as três doenças, a dengue tem sido considerada a mais perigosa pelo número de mortes. Embora ainda não se tenha relato de morte relacionada à infecção por Zika, esse vírus é o único dentre os três que tem sido associado a complicações neurológicas.
A confirmação do diagnóstico clínico pode ser feita por meio de exames laboratoriais. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) têm laboratórios de referência para a detecção dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya.
Para investigar os casos de microcefalia que têm sido notificados no Brasil, o MS está realizando exames clínicos, de imagens e laboratoriais com mães e bebês, além de entrevistas e investigação do histórico do pré-natal e obstétrico. Ainda não há vacina para nenhuma das três doenças. A prevenção para Dengue, Zika e Chikungunya é o combate ao mosquito Aedes aegypti e o uso de repelentes.
Fonte: http://www.agencia.fiocruz.br/zika-chikungunya-e-dengue-entenda-diferen%C3%A7as