Acesso ao Portal
HOME / BLOGS / Biblioteca Unifev

03/DEZ/2015
Alerta! Dengue, Chikungunya e Zika

Muitas vezes o Zika é confundido com Dengue e Chikungunya e há a necessidade de se ampliar a divulgação sobre os sintomas e, principalmente, as diferenças entre essas três infecções.

Dentre as três doenças, a dengue tem sido considerada a mais perigosa pelo número de mortes. Embora ainda não se tenha relato de morte relacionada à infecção por Zika, esse vírus é o único dentre os três que tem sido associado a complicações neurológicas.

A confirmação do diagnóstico clínico pode ser feita por meio de exames laboratoriais. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) têm laboratórios de referência para a detecção dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya.

Para investigar os casos de microcefalia que têm sido notificados no Brasil, o MS está realizando exames clínicos, de imagens e laboratoriais com mães e bebês, além de entrevistas e investigação do histórico do pré-natal e obstétrico. Ainda não há vacina para nenhuma das três doenças. A prevenção para Dengue, Zika e Chikungunya é o combate ao mosquito Aedes aegypti e o uso de repelentes.

Fonte: http://www.agencia.fiocruz.br/zika-chikungunya-e-dengue-entenda-diferen%C3%A7as

© Copyright 2024 - Todos dos Direitos Reservados. CAMPUS CENTRO | Rua Pernambuco, 4196 - Centro - CEP 15500-006 - Votuporanga/SP
CIDADE UNIVERSITÁRIA | Av. Nasser Marão, 3069 - Pq. Industrial I - CEP 15503-005 - Votuporanga/SP