Duas palavras do latim: "nutrix", que significa Mãe, e do verbo "nutrire", que tem como significados criar e nutrir; adaptadas ao inglês do século XIX, acabaram se transformando na palavra NURSE que, traduzida para o português, significa Enfermeira(o).
No século XVII, São Vicente de Paulo fundou o Instituto das Filhas da Caridade, se tornando assim o precursor da enfermagem moderna.
No século XIX, Florence Nightingale, entrou para a história reformulando totalmente a profissão de enfermagem.Nascida a 12 de maio de 1820, em Florença, Itália, era filha de ingleses. Em 9 de julho de 1860, fundou em Londres, Inglaterra, a primeira escola de enfermagem, funcionando junto ao Hospital St. Thomas.
No Brasil o padre Anchieta teve papel fundamental nessa atuação, uma vez que não se restringia apenas a catequizar, mas também cuidava e ajudava os enfermos. Na enfermagem brasileira do tempo do Império, se destaca também a figura de Ana Justina Ferreira Néri, que trabalhou como enfermeira voluntária na guerra do Paraguai e entrou para a história como ¿Mãe dos Brasileiros¿ por todos os cuidados oferecidos aos feridos de guerra.
Ana Néri e Florence Nightingale, romperam com os preconceitos da época em que viviam, onde a mulher deveria ser prisioneira do lar.
Nos dias atuais esse profissional é preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial.
Fontes:
http://www2.unifap.br/enfermagem/sobre-o-curso/historia-da-enfermagem/
http://raisdata.com/blog/12-de-maio-dia-internacional-da-enfermagem/