Acesso ao Portal
HOME / BLOGS / Blog de Direito

30/AGO/2014
UNIFEV tem programa e projeto aprovados pelo PROEXT 2015

O Centro Universitário de Votuporanga está entre um seleto grupo de Instituições de Ensino Superior (IES) comunitárias que tiveram aprovados programas e projetos de extensão, que serão subsidiados pelo Governo Federal.

Somadas todas as propostas, o Programa de Extensão Universitária (ProExt 2015) recebeu 3.173 inscrições. Dessas, 1.681 correspondiam a projetos e 1.492, a programas.

Entre os 385 projetos e os 271 programas aprovados, pouquíssimos pertencem às IES comunitárias. No caso dos projetos, apenas 26 das propostas aprovadas são dessas instituições. Quanto aos programas, somente sete.

Este é o primeiro ano em que o Governo Federal amplia o ProExt para IES comunitárias. Antes, o benefício era exclusivo de IES públicas. A conquista é mais um resultado positivo obtido após a aprovação da "Lei das Comunitárias". A sanção, feita pela Presidenta Dilma Rousseff, ocorreu em novembro de 2013.

"O reconhecimento das instituições comunitárias por parte do Governo Federal nos permite, agora, participar dessa distribuição de recursos orçamentários que, antigamente, só era privilégio das universidades públicas. Com a nossa inserção no ProExt, ganhamos ainda mais condições de cumprir o nosso papel. As IES têm três pilares fundamentais, que são Ensino, Pesquisa e Extensão. Essa última, garante a experiência prática do aluno. A atual gestão da Diretoria-Executiva investiu em uma pró-reitora específica para a área e está colhendo os frutos de um trabalho muito bem feito, realizado com muita competência e seriedade", enfatizou o Reitor da UNIFEV, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco.

Entre as IES comunitárias do Estado que tiveram seus projetos e programas aprovados pelo ProExt, a UNIFEV figura ao lado de universidades da grande São Paulo, Santos e Campinas.

Para o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Extensão do Centro Universitário de Votuporanga, Prof. Me. Fernando Mayer Dias, a aprovação de duas propostas no ProExt 2015 consolida a nova política de atividades de extensão da Instituição. \"São propostas que preconizam a ação extensiva do aluno, supervisionado por seus docentes. Além das duas aprovadas, tivemos mais um outro programa classificado. Pode ser que, em breve, possamos pôr em prática mais essa terceira grande ideia\", afirmou.

PROEXT

Criado em 2003, o ProExt abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social. Seu objetivo é apoiar as IES públicas e comunitárias no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas.

Os subsídios podem chegar até R$ 100 mil para as propostas de projetos e até R$ 300 mil para programas.

O projeto da UNIFEV, aprovado na linha de Desenvolvimento Urbano, tem como tema a "Implementação de política fundiária com sustentabilidade na microrregião de Votuporanga". A proposta é de autoria da docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição Profa. Dra. Terezinha de Oliveira Gonzaga.

Quanto ao programa aceito, trata-se de um trabalho na linha de Direitos Humanos, criado pela docente do curso de Direito da UNIFEV Profa. Me. Andreia Garcia Martin, com o título: "Justiça e Ação: por uma cultura de Direitos Humanos".

© Copyright 2024 - Todos dos Direitos Reservados. CAMPUS CENTRO | Rua Pernambuco, 4196 - Centro - CEP 15500-006 - Votuporanga/SP
CIDADE UNIVERSITÁRIA | Av. Nasser Marão, 3069 - Pq. Industrial I - CEP 15503-005 - Votuporanga/SP