Acesso ao Portal
HOME / BLOGS / Blog de Direito

15/NOV/2014
XI Fórum Jurídico da UNIFEV recebe a cineasta Paula Sacchetta

O XI Fórum Jurídico do curso de Direito da UNIFEV recebeu, na manhã da última quinta-feira (13/11), a cineasta Paula Sacchetta, responsável pelo documentário "Verdade 12.528".

O encontro, que aconteceu nesta manhã na Câmara Municipal, reuniu estudantes, profissionais e docentes da Instituição.

Paula Sacchetta é jornalista e descobriu, na sétima arte, um motivo a mais para continuar sua pesquisa sobre os acontecimentos que assombraram a época da ditadura no país, entre os anos de 1964 e 1985.

"Lutamos muito para realizar esse projeto. O documentário retrata inúmeras histórias de pessoas que, até hoje, sofrem e choram com o resultado da repressão vivenciada no país. Continuamos na luta para mostrar ao povo brasileiro quem são ou foram os verdadeiros torturadores da época. Por meio dos protestos, buscamos a justiça", ressaltou a cineasta.

De acordo com Paula, em breve a obra "Verdade 12.528" será disponibilizada em milhares de escolas públicas do país.

O documentário, atualmente, participa de várias premiações e festivais internacionais, inclusive no Irã.

"O governo interessou-se e achou importante disponibilizar essa parte da história a todos os jovens do Brasil. É um passo importante para todos nós, que lutamos por democracia", concluiu

O objetivo do XI Fórum Jurídico foi proporcionar encontros reflexivos sobre os mais diversos e atuais temas relacionados ao Direito, em uma perspectiva crítica.

A palestra ministrada pela cineasta Paula Sacchetta encerrou o encontro, iniciado no último dia 10.

"O evento foi um sucesso. Mais de 300 pessoas marcaram presença, diariamente, no Fórum. Importantes discussões sobre Direitos Humanos e a formação crítica do aluno foram colocados em pauta, contribuindo, assim, para que o estudante tenha uma experiência positiva e enriquecedora", finalizou a coordenadora da graduação Profa. Ma. Ninive Daniela Guimarães Pignatari.

'Verdade 12.528'

O documentário "Verdade 12.528" trata da importância da Comissão Nacional da Verdade. O grupo, criado no ano passado pela Lei nº 12.528 (daí o nome do filme), tem o objetivo de apurar as violações aos direitos humanos, cometidas por agentes do governo no período que vai de 1946 a 1988.

A direção da obra é da jornalista Paula Sacchetta, 26 anos, junto com o fotógrafo Peu Robles. A inspiração da dupla foi a história de vida do avô de Paula, Hermínio Sacchetta, ex-militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que morreu em 1982.

O avô da jornalista foi vítima do autoritário Estado Novo de Getúlio Vargas, que durou de 1937 a 1945. A inspiração pessoal levou Paula a compartilhar a sua imensa vontade de justiça contra os governos repressores. A profissional viajou diversos cantos do país divulgando esse trabalho. O ano de 2014 marca os 50 anos do golpe.

Lenise Ferreira
MTB 76132/SP

© Copyright 2024 - Todos dos Direitos Reservados. CAMPUS CENTRO | Rua Pernambuco, 4196 - Centro - CEP 15500-006 - Votuporanga/SP
CIDADE UNIVERSITÁRIA | Av. Nasser Marão, 3069 - Pq. Industrial I - CEP 15503-005 - Votuporanga/SP