0800 015 0228
Acesso ao Portal
HOME / BLOGS / Blog de Direito


09/SET/2014
Alunos participam das aulas de Prática Jurídica

Na Unifev, os alunos do curso de Direito têm a possibilidade de executar os conhecimentos adquiridos em sala de aula nos mais completos laboratórios jurídicos existentes dentro da própria instituição.

No Escritório Modelo, por exemplo, os estudantes trabalham com a abordagem primária da situação jurídica em que se encontra o cliente que quer contratar os serviços prestados pelo advogado. Além disso, todas atividades ligadas ao atendimento ao cliente e às consultas simuladas transcorrem com base no projeto Hole Play.

Na Sala de Audiências, um laboratório que simula o ambiente do fórum para a realização das audiências do projeto Hole Play (audiências), os alunos realizam a segunda etapa do processo de execução da ação judicial. Ainda, nesse mesmo ambiente, os educandos podem perfazer papel de advogado, réu, testemunha, promotor, oficial de justiça, entre outros, buscando sempre o contato mais próximo com a realidade jurídica dos profissionais da área.

No Cartório Modelo, um ambiente que simula todas as atividades de um cartório judicial, alunos e estagiários desenvolvem atividades de protocolação de ações judiciais e dão andamento aos processos simulados que tramitam nos ambientes jurídicos anteriormente citados.

Para mais informações acesse www.unifev.edu.br ou visite o Núcleo de Práticas Jurídicas.



Tags
Direito
Unifev
Prática Jurídica
Cartório Modelo
Escritório Modelo
Sala de Audiências







05/SET/2014
Filmes Jurídicos: confira esta listagem!

PRINCIPAIS FILMES

· O grande desafio (imperdível)

Melvin Thompson (Denzel Washington) é um brilhante professor e amante das palavras. Embora tenha convicções políticas que possam atrapalhar sua carreira, ele decide apostar nos seus alunos para formar um grupo de debatedores e colocar a pequena Wiley College, do Texas, no circuito dos campeonatos entre as universidades. Mas o seu maior objetivo é enfrentar a tradição de Harvard diante de uma enorme platéia. Inspirado em fatos reais. (RC)

· Miracle on 34th Street (1947)

· Compulsion (1959)/ Compulsão

Em 1924, dois brilhantes e ricos estudantes da Universidade de Chicago, Judd e Artie, se acham capazes de realizar o crime perfeito. A dupla acaba por cometer um assassinato, mas contrariando suas expectativas, a polícia logo chega até eles. Levados à julgamento, a única esperança de Judd e Artie escaparem da forca reside na competência e dignidade do advogado Jonathan Wilk.

· Judgement at Nuremberg (1961)/ Julgamento de Nuremberg

É baseado no Julgamentos de Nuremberg, que ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial para julgar os criminosos de guerra, escrito por Abby Mann.

· A Man for All Seasons (1966)/ O homem que não vendeu a alma

No século XVI, Henrique VIII quer se separar de sua primeira esposa para se casar com Ana Bolena. Mas ele não recebe a aprovação de Thomas More, um fervoroso católico que se tornou Lord Chanceler. Para não trair suas convicções, More renuncia, mas a sua importância é tão grande que, mesmo após a renúncia, o rei continua perseguindo-o.

· The Paper Chase (1973)/ O homem que eu escolhi




Tags
Unifev
Direito
Filmes Jurídicos
Listagem







03/SET/2014
Saiba mais sobre os "Símbolos da Justiça"

Segundo a mitologia grega, a figura de mulher que representa a Justiça é a deusa Thémis, filha de Urano (Céu) e de Gaia (Terra), ela própria a deusa da Justiça. Dotada de grande sapiência, além de esposa de Zeus, o deus supremo, era sua conselheira. Criadora das leis, dos ritos e dos oráculos, era a guardiã dos juramentos dos homens.

As leis e os oráculos proferidos por Thémis seriam obrigatoriamente acatados tanto por homens como por deuses.

Na Grécia, a Justiça teria sido representada pela deusa Diké (filha de Thémis) que, de olhos abertos, segura uma espada e uma balança ou por Thémis exibindo só uma balança, ou ainda uma balança e uma cornucópia.

Mais tardiamente, em Roma, é a figura da deusa romana Ivstitia que aparece de olhos vendados, sustentando uma balança já com o fiel da balança ao meio.

Esta representação da Justiça, ao longo dos tempos, é sugestiva da sua própria evolução.

Pensa-se que as deusas gregas da Justiça, Thémis ou Diké, armadas de espada, sem o fiel da balança, representam uma realidade epistemológica e normativa anterior e menos desenvolvida que a deusa romana Ivstitia com fiel da balança.

A atividade do executor simbolizada pela espada punitiva perde importância, para os romanos, face à valorização do conhecimento, do intelecto e do rigor, simbolizados pelo fiel da balança, alegórico ao pretor romano.

Nas primeiras representações conhecidas, a deusa da Justiça surge de rosto descoberto, sem venda, aparentemente aludindo à necessidade de ter os olhos bem abertos e observar todos os pormenores relevantes para a justa aplicação da Lei, só mais tardiamente a figura da deusa se revela de olhos vendados. Não significa que a justiça seja cega, mas que trata a todos com igualdade. Não vê, porque a lei é igual para todos.




Tags
Símbolos do Direito
Unifev
Direito







03/SET/2014
Conheça o Núcleo de Práticas Jurídicas

O Núcleo de Práticas Jurídicas do Curso de Direito da UNIFEV oferece assistência judiciária gratuita para as pessoas que não têm condições de arcar com as despesas processuais.

Os atendimentos, nas áreas de Direito Civil, Direito Penal e Direito Trabalhista são realizados por professores do curso e por estagiários-alunos.


FOCO E ESCOPO

Visando aplicar à teoria dada em sala de aula na prática das carreiras jurídicas, propiciando ao aluno um ambiente muito similar ao encontrado no mercado de trabalho, o Núcleo de Práticas Jurídicas permite aos educandos que estes realizem as atividades simuladas sob a orientação dos professores das disciplinas práticas, tendo a oportunidade de vivenciar situações cotidianas dos escritórios de advocacia, bem como das salas de audiência e cartório modelo.

Além disso, propicia aos estagiários que atuam diretamente na Assistência Judiciária, uma maior proximidade com a população carente, auxiliando os professores, desde o atendimento do cliente, até a elaboração e acompanhamento dos processos judiciais.


COORDENAÇÃO

O Núcleo de Práticas Jurídicas encontra-se sob à coordenação da professora Déborah Domingues de Brito que conta com a ajuda de profissionais capacitados e estagiários competentes e que estão sempre à disposição dos alunos do curso de Direito da Unifev para auxiliá-los.


HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Os interessados deverão procurar o Núcleo de Práticas Jurídicas, localizado na Cidade Universitária, na Av. Nasser Marão, 3069 - Pq. Industrial I - CEP 15503-005 - Votuporanga/SP, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h30min às 17h.



Tags
Núcleo de Práticas Jurídicas
NPJ
Unifev
Direito







30/AGO/2014
UNIFEV tem programa e projeto aprovados pelo PROEXT 2015

O Centro Universitário de Votuporanga está entre um seleto grupo de Instituições de Ensino Superior (IES) comunitárias que tiveram aprovados programas e projetos de extensão, que serão subsidiados pelo Governo Federal.

Somadas todas as propostas, o Programa de Extensão Universitária (ProExt 2015) recebeu 3.173 inscrições. Dessas, 1.681 correspondiam a projetos e 1.492, a programas.

Entre os 385 projetos e os 271 programas aprovados, pouquíssimos pertencem às IES comunitárias. No caso dos projetos, apenas 26 das propostas aprovadas são dessas instituições. Quanto aos programas, somente sete.

Este é o primeiro ano em que o Governo Federal amplia o ProExt para IES comunitárias. Antes, o benefício era exclusivo de IES públicas. A conquista é mais um resultado positivo obtido após a aprovação da "Lei das Comunitárias". A sanção, feita pela Presidenta Dilma Rousseff, ocorreu em novembro de 2013.

"O reconhecimento das instituições comunitárias por parte do Governo Federal nos permite, agora, participar dessa distribuição de recursos orçamentários que, antigamente, só era privilégio das universidades públicas. Com a nossa inserção no ProExt, ganhamos ainda mais condições de cumprir o nosso papel. As IES têm três pilares fundamentais, que são Ensino, Pesquisa e Extensão. Essa última, garante a experiência prática do aluno. A atual gestão da Diretoria-Executiva investiu em uma pró-reitora específica para a área e está colhendo os frutos de um trabalho muito bem feito, realizado com muita competência e seriedade", enfatizou o Reitor da UNIFEV, Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco.

Entre as IES comunitárias do Estado que tiveram seus projetos e programas aprovados pelo ProExt, a UNIFEV figura ao lado de universidades da grande São Paulo, Santos e Campinas.




Tags
ProExt 2015
Unifev
Direito







30/AGO/2014
Revista Linhas Jurídicas

O Curso de Direito da Unifev incentiva a pesquisa por meio de Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica e do estímulo permanente à produção de artigos científicos.

Os alunos, desde as séries iniciais, são estimulados a participar de grupos de estudo, e orientados a produzir e a publicar artigos acadêmicos.

A inciativa contribui para que o ensino seja mais engajado, atraente e atualizado e, ao mesmo tempo, colabora para a evolução da ciência jurídica, com a divulgação de trabalhos aprofundados em temas atuais e polêmicos.
Além disso, a pesquisa proporciona ao estudante uma importante experiência em investigação científica, preparando-o para a pós-graduação e para as carreiras acadêmicas.

O curso de Direito possui seu próprio canal de divulgação científica, a revista Linhas Jurídicas, por meio da qual, semestralmente, publica as pesquisas realizadas por seus alunos e professores, propagando para toda a comunidade científica do direito os saberes produzidos no Curso.


FOCO E ESCOPO

A Revista Linhas Jurídicas é uma publicação semestral, exclusivamente eletrônica, com enfoque em estudos do âmbito técnico-jurídico, que busca a ampla integração ensino-pesquisa-extensão e a difusão do conhecimento jurídico-científico, do Centro Universitário de Votuporanga/SP - UNIFEV. Destinada à publicidade de produção acadêmica dos docentes e discentes do curso de Direito da UNIFEV, bem como do público acadêmico em geral, de cunho jurídico e áreas afins, com o objetivo de disseminar circulação e representação de conhecimento.


POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.


Para saber mais acesse:
periodicos.unifev.edu.br/index.php/LinhasJuridicas/



Tags
Revista
#Linhas Jurídicas
Unifev
Direito







30/AGO/2014
Site Direitos Humanos UNIFEV

Criado e lançado em 2012 pelos alunos do curso de Direito da UNIFEV durante o X Fórum Jurídico, entrementes a palestra do Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB, Dr. Martin de Almeida Sampaio, o site www.unifevdireitoshumanos.com contem notícias, fotos, vídeos, artigos, monografias etc., com a temática focada em Direitos Humanos.

Segundo a Coordenadora de Monografia e Extensão do curso de Direito, na época, a Profª M.Sc. Nínive Daniela Guimarães Pignatari, "essa é uma importante ferramenta para a divulgação, porque todas as pessoas devem estar cientes sobre seus direitos. O site é bem interativo, fácil de navegar e contém as principais informações, ou seja, tudo aquilo que as pessoas querem saber ou têm dúvida".


De acordo ainda com a Profª Nínive, a expressão "direitos humanos" é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais do ser humano. Sem esses direitos a pessoa não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida. "Todos devem ter consciência sobre as condições mínimas necessárias para se tornarem úteis à humanidade, como também devem ter a possibilidade de receber os benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar", complementa.



Tags
#Direitos Humanos
Site
Unifev







30/AGO/2014
Site Direitos do Idoso UNIFEV

O site "Direitos do idoso" é um projeto interdisciplinar de pesquisa e extensão desenvolvido por alunos e professores dos cursos de Direito, Serviço Social, Farmácia e Enfermagem da Unifev - Centro Universitário de Votuporanga. Envolve ações voltadas à proteção, educação, saúde e participação cidadã da população idosa de Votuporanga.
O projeto une iniciativas de entidades e órgãos públicos e privados para a criação de uma rede profissional e social que valorize e garanta os direitos da terceira idade, reconhecendo seu valor na sociedade.

Os objetivos do projeto:

- Pesquisar soluções para garantir a implementação integral do estatuto do idoso.
- Integrar ensino, pesquisa e extensão universitária.
- Identificar irregularidades institucionais relacionadas aos direitos previstos em lei.
- Implementar ações assistenciais, judiciais e extrajudiciais de apoio a entidades públicas e privadas voltadas à proteção do idoso.


Acesse o site em www.eadunifev.wix.com/direitos-do-idoso



Tags
#Direitos do Idoso
Idoso
Direito
Unifev
Site







29/AGO/2014
Visita do Presidente e Reitores

Hoje, 29 de agosto, ocorreu, no auditório da Cidade Universitária, a apresentação do Reitor, Pró-reitor e Presidente acadêmicos aos alunos do curso de Direito. Durante a apresentação o enfoque foi a estrutura organizacional da mantenedora (FEV) e do Centro Universitário de Votuporanga.

Durante o evento, os alunos puderam esclarecer eventuais dúvidas acerca das novas propostas e perspectivas adotadas para o curso de Direito.

Ao final da apresentação, todos receberam um kit escolar da instituição contendo lápis, caneta, régua e adesivo.



Tags
Direito
Unifev
Visita ao curso







Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9

 
© Copyright 2024 - Todos dos Direitos Reservados. CAMPUS CENTRO | Rua Pernambuco, 4196 - Centro - CEP 15500-006 - Votuporanga/SP
CIDADE UNIVERSITÁRIA | Av. Nasser Marão, 3069 - Pq. Industrial I - CEP 15503-005 - Votuporanga/SP