Acesso ao Portal
HOME / BLOGS / Biblioteca Unifev

24/MAI/2017
Data Comemorativa - 28 de maio - Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna

O dia 28 de maio marca o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.
o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher foi instituído em 1987, durante o V Encontro Internacional Mulher e Saúde que ocorreu na Costa Rica.

Em 1988, aconteceu a Campanha de Prevenção da Mortalidade Materna, coordenada pela Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos e pela Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e Caribenhas, com envolvimento da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, do Brasil. Após essas manifestações, o governo brasileiro, através da Portaria do Ministério da Saúde nº 663/94, instituiu o dia 28 de maio como Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

A morte materna é o óbito de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez. Tendo como causa qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela. Como por exemplo: hipertensão, hemorragia, as infecções puerperais, as doenças do aparelho circulatório complicadas pela gravidez, parto e puerpério e o aborto, são tidos como as cinco principais causas de morte materna.
Não é considerada como causa da morte materna os fatores acidentais ou incidentais.

Participe você também dessa campanha nacional em prol dos direitos das mulheres à saúde e à maternidade segura.

Fontes:

Você poderá encontrar na Biblioteca Virtual Universitária (BV3) os seguintes títulos:

© Copyright 2024 - Todos dos Direitos Reservados. CAMPUS CENTRO | Rua Pernambuco, 4196 - Centro - CEP 15500-006 - Votuporanga/SP
CIDADE UNIVERSITÁRIA | Av. Nasser Marão, 3069 - Pq. Industrial I - CEP 15503-005 - Votuporanga/SP