O dia 28 de maio marca o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.
o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher foi instituído em 1987, durante o V Encontro Internacional Mulher e Saúde que ocorreu na Costa Rica.
Em 1988, aconteceu a Campanha de Prevenção da Mortalidade Materna, coordenada pela Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos e pela Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e Caribenhas, com envolvimento da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, do Brasil. Após essas manifestações, o governo brasileiro, através da Portaria do Ministério da Saúde nº 663/94, instituiu o dia 28 de maio como Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.
A morte materna é o óbito de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez. Tendo como causa qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela. Como por exemplo: hipertensão, hemorragia, as infecções puerperais, as doenças do aparelho circulatório complicadas pela gravidez, parto e puerpério e o aborto, são tidos como as cinco principais causas de morte materna.
Não é considerada como causa da morte materna os fatores acidentais ou incidentais.
Participe você também dessa campanha nacional em prol dos direitos das mulheres à saúde e à maternidade segura.
Fontes:
https://www.pastoraldacrianca.org.br/gestante/3100-dia-nacional-de-reducao-da-mortalidade-materna-momento-de-reflexao-e-luta
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35576-dia-internacional-de-luta-pela-saude-da-mulher-e-o-dia-nacional-de-reducao-da-mortalidade-materna
Você poderá encontrar na Biblioteca Virtual Universitária (BV3) os seguintes títulos: