Oropouche - Pouco conhecido, novo vírus chama a atenção de pesquisadores pelo potencial para se tornar um risco emergente de saúde pública no país.
O que é o Oropouche?
É um vetor de vírus, que era restrito a pequenos vilarejos da Amazônia e tem se alastrado e chegado às grandes cidades do país, segundo alertou o pesquisador Luiz Tadeu Moraes Figueiredo, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP),durante palestra na 69ª Reunião Anual da SBPC, em Belo Horizonte.
É um arbovírus (vírus transmitido por uma mosquinha, a Culicoides paraensis , conhecido como Maruim), que causa febre aguda e, eventualmente, meningite e inflamação do encéfalo e das meninges (meningocefalite). Esse vírus de ampla distribuição nas Américas do Sul e Central e no Caribe, adaptado ao meio urbano, está cada vez mais próximo das grandes cidades brasileiras, pela facilidade de encontrar acúmulo de água em recipientes para se proliferar.
Nas últimas décadas, houveram mais de 500 mil casos no país de febre do Oropouche (como é conhecida a doença causada pelo vírus). Em 2002, 128 pessoas infectadas pelo vírus oropouche em Manaus (AM), apresentavam os sintomas típicos da infecção, como febre aguda, dores articulares, de cabeça e atrás dos olhos. Três deles desenvolveram infecção no sistema nervoso central.
Fonte: http://agencia.fapesp.br/virus_oropouche_pode_emergir_e_causar_problemas_de_saude_publica_no_brasil/25696/
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2017/07/1903013-desconhecido-oropouche-pode-ser-o-novo-virus-a-preocupar-o-pais.shtml