A promoção de vendas inclui incentivos de uma só vez e de curto prazo aos distribuidores ou clientes, destinados a reforçar outros componentes da promoção e dos compostos de marketing e estimular as vendas (por exemplo, cupons, competições, amostras, jogos e mostras comerciais).
A ideia é levar, a partir dessas ações, valores, ideias, produtos e serviços de uma empresa para o consumidor. Com ofertas, brindes, amostras grátis ou mesmo promoções especiais, uma marca consegue chamar a atenção do cliente e, assim, divulgar exatamente o que quer, aumentando as suas chances de conversão.
Para uma empresa de suplemento alimentar que está entrando em um novo mercado, o Marketing Promocional pode ser extremamente valioso. Em vez de simplesmente deixar o seu produto na prateleira ao lado de todos os concorrentes, distribuir amostras para degustação em academias e parques culturais para os clientes, com certeza, o mesmo será mais eficiente.
Esse é um exemplo de Marketing Promocional, ou seja, ações não rotineiras que tenham um objetivo específico ¿ do lançamento de um novo produto até mesmo a atração de novos clientes. O foco, porém, deve ser na experiência que a sua marca está proporcionando ao consumidor, oferecendo algo diferenciado para captar a sua atenção.
Apesar de muito eficiente, a estratégia não pode ser aplicada de qualquer maneira. O primeiro ponto a ser analisado é a definição do público-alvo que você quer impactar e, assim, o que você pode fazer para, de fato, oferecer um diferencial para o cliente. Caso contrário, a sua ação pode acabar não funcionando como esperado.
Outro diferencial, para que o Marketing Promocional realmente funcione, é determinar um objetivo claro com aquela ação. Promover um produto ou fidelizar os clientes? Afinal, a meta altera completamente a execução da estratégia. Em seguida, basta definir qual vai ser a experiência oferecida e apostar na exclusividade para se destacar.
Crie um plano de fidelidade
Outra tática interessante para incentivar a recorrência de compra no delivery é o uso de um programa de fidelidade, como um cadastro do cliente ou um cartão de pontos, no qual o usuário, após fazer um número X de pedidos, recebe um presente do estabelecimento.
Se você tem uma pizzaria, por exemplo, pode oferecer uma pizza grátis após a compra de 10 unidades. Quando o estabelecimento trabalha com margens de lucro baixas, uma saída é aumentar o número de pedidos ou então limitar as opções de sabores, oferecendo as mais simples.
O objetivo do cliente é que ele seja reconhecido e valorizado por você. Quando ele perceber que suas necessidades e desejos são compreendidos pela sua empresa, que você detectou exatamente o que ele precisa e quando, ele vai ter suas expectativas superadas. Esta é a melhor maneira de como fidelizar clientes: conhecer o máximo possível sobre eles e atender suas demandas de forma a surpreendê-los.
Ofereça cupons de desconto
Para criar novas razões de consumo existe toda uma estrutura num produto/marca não promocionado, ou seja, o produto em si, sua embalagem, o seu rótulo, o seu preço, a sua utilidade, a sua capacidade de satisfazer a uma necessidade de consumo, o pós-venda e, enfim, sua imagem de marca no mercado, isto é o que vale num produto. Toda essa relação de atributos e benefícios faz com que aconteça o consumo. Eles criam uma razão de consumo.
Uma estratégia que sempre dá certo em marketing para delivery é o oferecimento de descontos, tanto para atrair novos clientes, quanto para fidelizar quem já compra de sua empresa.
Você pode incluir cupons para serem baixados em seu site ou então distribuí-los para quem fez um pedido, para que volte a solicitá-lo em outras oportunidades.
Imaginemos um produto que está sendo consumido normalmente e que tem suas vendas médias dentro dos objetivos traçados. Ao promovê-lo para dar um contra-ataque à concorrência ou para preservar nossa participação de mercado, estaremos criando uma nova razão para o consumidor sentir-se atraído a consumi-lo. Ao criar uma razão a mais, esta pode se reverter em uma vantagem e com isto tornar o preço de nosso produto/marca mais atraente do que o da concorrência.
Campanhas de incentivo social
Em cada compra efetivada pelo cliente, 5% será destinada à causa social em tempos de crise. Vale lembrar que o desconto no preço serve para acelerar as vendas por uma vantagem imediata no ato da compra. Devemos atentar para os limites de descontos permitidos pela margem de lucro do produto. O incremento de vendas deve compensar este investimento que é abatido diretamente da margem do lucro. Os descontos são dirigidos também para os canais de distribuição.
Já a oferta de produto, uma forma bastante atrativa de se promover uma marca é utilizar um produto de largo consumo e de estocagem no lar do consumidor, para ofertar nosso produto. Ou seja, podemos pegar o exemplo de um pacote de detergente em pó ofertando um sabonete. Neste caso, o nosso produto é o detergente em pó que está utilizando o sabonete grátis como atrativo e vantagem de compra.
Descontos em produto, neste caso podemos conceder outra vantagem na compra, quando, pelo mesmo preço do produto, o consumidor leva uma quantidade maior na embalagem. Como exemplo, podemos citar compre 5 e pague 4 ou compre 1Kg e ganhe 10% gratuitamente a mais na quantidade do produto comprado. Para este caso desenvolvem-se embalagem especiais que normalmente trazem uma tarja mostrando a quantidade a mais de produto, na qual colocada uma mensagem sobre a oferta.
É com o entendimento do conceito promocional que podemos prever as ações certas a serem praticadas e os níveis a serem aplicados pelas técnicas disponíveis, no sentido de se obter êxito nos investimentos realizados. É preciso saber quando investir na promoção, com qual intensidade e com qual frequência. É preciso, também, saber exatamente a duração do esforço promocional, quando interrompê-lo e quando esperar de retorno.
Material produzido por Profa. Me. Vanessa Zeitune, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEV, e o setor de Comunicação e Marketing da UNIFEV.