A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) pode ser assintomáticos e, cerca de 20% dos casos, podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória. Desses casos, aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).
A TRANSMISSÃO ACONTECE DE UMA PESSOA DOENTE PARA OUTRA OU POR CONTATO PRÓXIMO POR MEIO DE:
COMO SE PROTEGER
As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:
LIMPEZA DO AMBIENTE
Segue a relação de produtos alternados ao álcool 70%, que podem ser utilizados para desinfecção de objetos e superfícies:
Observação: a água sanitária e alvejantes comuns podem ser utilizados diluídos para desinfetar pisos e outras superfícies (tempo de contato de 10 minutos).
* Lembre-se de que esses produtos podem deixar manchas em alguns materiais. Recomenda-se a seguinte diluição, a qual deve ser usada imediatamente, pois a solução é desativada pela luz:
Material produzido por Profa. Ma. Rosana Aparecida Benetoli Duran, coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFEV, e o setor de Comunicação e Marketing da UNIFEV.