14 Jun 2024

100 alunos de Medicina Veterinária da Unifev são vacinados contra a raiva

Ação preventiva teve como objetivo garantir a segurança dos estudantes em atendimentos; curso de Enfermagem foi responsável pela aplicação

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Com o objetivo de garantir a segurança de seus alunos durante os atendimentos, o curso de Medicina Veterinária da Unifev realizou uma campanha de vacinação contra a raiva. A iniciativa, promovida na Cidade Universitária, atendeu 100 estudantes.

De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Ma. Luciana de Campos Pinto, a raiva é uma doença viral zoonótica aguda, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos. “A raiva é uma doença séria, que pode ser transmitida por meio da mordida ou arranhão de um animal infectado. A vacinação em humanos é recomendada somente para pessoas que trabalham diretamente com animais, principalmente cães e gatos”, explicou.

O curso de Enfermagem foi responsável pela aplicação das vacinas. Os vacinadores foram graduandos do nono período, sob a orientação da docente responsável pelo estágio supervisionado, Profa. Ma. Maria Aparecida do Carmo Dias.

Sobre a raiva

A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo humanos. O vírus é transmitido por meio da saliva de um animal infectado, geralmente através de uma mordida ou arranhão.

Os sintomas da raiva incluem febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, confusão e paralisia.

A doença é fatal. A vacinação em humanos é recomendada somente para pessoas que trabalham diretamente com animais e é a melhor maneira de prevenção. A vacina é segura e eficaz e pode proteger tanto humanos, quanto animais.

Bruno Camargo