Notícias

18 Out 2024
CELEBRAÇÃO

Curso de Arquitetura da Unifev completa 25 anos de história

Em comemoração ao aniversário da graduação, entre os dias 21 e 24 de outubro, acontecerá a Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, com o tema "Ocupação A.U - entre ideias e espaços"

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifev completa neste ano seus 25 anos de história. Para celebrar essa importante data, entre os dias 21 e 24 de outubro, acontecerá a Semana Acadêmica “Ocupação A.U - entre ideias e espaços”, com uma programação diversificada de palestras e oficinas. 

Segundo a coordenadora da graduação, Prof. Ma. Amália Luiza Poiani Gomes Beraldi, o evento é organizado em parceria com os alunos do 6º período. “Serão desenvolvidos projetos que resgatam a trajetória do curso, incluindo a exposição de trabalhos acadêmicos e projetos realizados no programa de extensão ‘Planta Popular’, uma iniciativa que já conta com 20 anos de atuação. A exposição também trará edições da revista Alpendre, o periódico científico do curso de arquitetura, que teve uma longa e relevante contribuição acadêmica”, destacou.

Dando continuidade às comemorações, os alunos realizarão um retrofit no Núcleo de Arquitetura, revitalizando também seu jardim. “Além disso, será instalada uma geodésica, uma estrutura em forma de domo, muito apreciada pelos estudantes de arquitetura e do colégio Unifev, que a utilizam em diversas atividades ao ar livre”, completou Amália.

O curso

Na avaliação da coordenadora, o curso forma profissionais capazes de compreender e transformar as demandas da sociedade em projetos que levam em consideração a concepção, a organização e a construção do espaço, em todas as suas escalas: urbanismo, paisagismo, edificação e mobiliário. 

Para isso, a Instituição oferece uma infraestrutura completa, com laboratórios e espaços de criação que integram teoria e prática. “Além das salas de prancheta, temos diversos laboratórios importantes para a formação profissional, como os de Construção, Conforto Ambiental, Informática, os de Modelos e Maquetes, e o Soma Lab, espaço dedicado à prática e ao ensino por meio das metodologias ativas. O curso também possui o Núcleo de Arquitetura e Urbanismo (NAU), destinado à vivência profissional dos alunos, à extensão acadêmica e à pesquisa”.

Assim, são muitos os diferenciais oferecidos pela graduação. “Ao escolher o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifev, o aluno terá acesso a uma formação de excelência, focada desenvolvimento técnico, na criatividade e na responsabilidade social”.

De acordo com Amália, o curso se diferencia também pela forte integração entre teoria e prática, desde o início, permitindo que os alunos vivenciem a realidade profissional por meio de projetos reais, visitas técnicas, trabalhos de campo e atividades práticas em laboratórios, sob a orientação de professores experientes e atuantes no mercado de trabalho. “Isso somado a uma proposta pedagógica moderna e abrangente, que incorpora temas fundamentais como sustentabilidade, acessibilidade e inclusão social. Assim, nossos egressos são profissionais completos, aptos a transformar a sociedade e a atender às demandas do mercado”.

Atendimento ao Público

O atendimento à comunidade, realizado pelo Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da Unifev (NAU), é fundamental para complementar a formação dos alunos, integrando a teoria e prática em atividades extracurriculares e enriquecendo a experiência acadêmica dos estudantes. “Há 20 anos, o curso oferece o projeto Planta Popular, um serviço de arquitetura social que beneficia a comunidade e proporciona aos estudantes uma valiosa experiência de aprendizado”.

Para se tornar beneficiário do programa, o cidadão votuporanguense deve comparecer à Prefeitura Municipal com a escritura do terreno ou contrato de compra. Além disso, é preciso comprovar renda familiar de até três salários mínimos, não possuir outro imóvel em seu nome e residir em Votuporanga. 

Após avaliação interna, o beneficiário será encaminhado ao Núcleo de Arquitetura para desenvolvimento do projeto. As estagiárias darão início ao atendimento e acompanhamento, que inclui aprovação na Prefeitura e assistência técnica durante a construção.

Transformações

Encerrando, a coordenadora destacou que ao longo de 25 anos o curso de Arquitetura evoluiu, acompanhando as transformações do setor e integrando as mais recentes tecnologias.

“Sempre atentos às evoluções da arquitetura e da tecnologia, adaptamos constantemente nossa formação para atender às demandas do mercado. Ao longo dos anos, incorporamos inovações tecnológicas e pedagógicas, como o uso de softwares que utilizam a plataforma Building Information Modeling (BIM). Além disso, está em estudo para 2025 a futura implementação da realidade virtual para a visualização de projetos em escala real, o que promete revolucionar a prática de ensino e aprendizagem do curso. Nossos alunos dominam as ferramentas tecnológicas mais avançadas e estão preparados para criar soluções inovadoras, sustentáveis e socialmente responsáveis”, finalizou.

Vestibular Unifev com Inscrições Abertas

A Unifev está com inscrições abertas para o Vestibular 2025, com vagas para o curso de Arquitetura e diversas outras áreas. Acesse unifev.edu.br/vest25 e garanta sua vaga em uma das instituições mais reconhecidas pela qualidade no ensino superior. 

Assessoria de Comunicação
Bruno Camargo
MTb 36.407/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br