0800 015 0228
Acesso ao Portal
HOME / BLOGS / Biblioteca Unifev


02/AGO/2017
Biblioteca em Ação - Sarau Literário do Colégio Unifev

A Biblioteca da Cidade Universitária promoveu junto ao Colégio Unifev um Sarau Literário.

Vale a pena conferir a matéria que contou com a participação da Bibliotecária Rosângela e da colaboradora Mayara falando sobre a importância da ação.

Fonte: Programa Colégio Unifev na Tv - Bloco 1 - 07/07 - Sexta-feira
veiculado na TV Unifev.








26/JUL/2017
Saúde Pública - Alerta - Vírus Oropouche

Oropouche - Pouco conhecido, novo vírus chama a atenção de pesquisadores pelo potencial para se tornar um risco emergente de saúde pública no país.

O que é o Oropouche?

É um vetor de vírus, que era restrito a pequenos vilarejos da Amazônia e tem se alastrado e chegado às grandes cidades do país, segundo alertou o pesquisador Luiz Tadeu Moraes Figueiredo, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP),durante palestra na 69ª Reunião Anual da SBPC, em Belo Horizonte.

É um arbovírus (vírus transmitido por uma mosquinha, a Culicoides paraensis , conhecido como Maruim), que causa febre aguda e, eventualmente, meningite e inflamação do encéfalo e das meninges (meningocefalite). Esse vírus de ampla distribuição nas Américas do Sul e Central e no Caribe, adaptado ao meio urbano, está cada vez mais próximo das grandes cidades brasileiras, pela facilidade de encontrar acúmulo de água em recipientes para se proliferar.

Nas últimas décadas, houveram mais de 500 mil casos no país de febre do Oropouche (como é conhecida a doença causada pelo vírus). Em 2002, 128 pessoas infectadas pelo vírus oropouche em Manaus (AM), apresentavam os sintomas típicos da infecção, como febre aguda, dores articulares, de cabeça e atrás dos olhos. Três deles desenvolveram infecção no sistema nervoso central.

Fonte: agencia.fapesp.br/virus_oropouche_pode_emergir_e_causar_problemas_de_saude_publica_no_brasil/25696/

www1.folha.uol.com.br/ciencia/2017/07/1903013-desconhecido-oropouche-pode-ser-o-novo-virus-a-preocupar-o-pais.shtml







24/JUL/2017
Data Comemorativa - 25/07 - Dia do Escritor







24/JUL/2017
Data Comemorativa - 25/07/2017 - DIA NACIONAL DO ESQUEÇA UM LIVRO

O Dia Nacional do "Esqueça um Livro, Espalhe Conhecimento", é comemorado no dia 25/07/17. O projeto foi idealizado pelo jornalista Felipe Brandão, que se inspirou no conceito de "Bookcrossing", fundado nos Estados Unidos em 2001, que possui uma proposta parecida.

O objetivo da campanha é que pessoas se desapeguem de seus livros que estão obsoletos em suas casas, colocando-os em circulação e espalhando conhecimento.

Como participar da Campanha?
É só você deixar um livro seu, em bom estado e sem rasuras, em um espaço público, pode ser no no ponto de ônibus, no táxi, no restaurante, no banco da praça...
Quem se interessar, pode pegar, levar para ler e deixá-lo de volta em outro local ou se preferir, no local onde o encontrou.
Não se esqueça de deixar um bilhete, explicando o projeto, o presente e incentivando outras pessoas a fazerem o mesmo.
Assim, compartilhando conhecimento, incentivamos o gosto pela leitura.

Modelo de bilhete: Oi! Que bom que você achou esse livro! Ele é seu até você terminar de ler. Quando terminar, esqueça ele em algum local público, com esse bilhete, para que outra pessoa também possa fazer o mesmo.


Participe e Boa Leitura!


Fonte: www.nossomundoliterario.com.br/2013/06/o-que-e-o-bookcrossing.html







09/JUN/2017
Empréstimos para as Férias - De 14/06/17 à 01/07/17

Para você que gosta de ler um bom livro, a partir de 14/06/17, você poderá solicitar no balcão de atendimento os Empréstimos para as Férias, basta apresentar um documento com foto e preencher o Termo de Responsabilidade.

Lembrando que a data limite para devolução será impreterivelmente o dia 01/07/17.

Boas Férias e Boa Leitura!







09/JUN/2017
Data Comemorativa - 09 de Junho - Dia Nacional de anchieta

O Padre José de Anchieta nasceu em Tenerife, uma das Ilhas Canárias, em 1534. Filho dos nobres João Lopez de Anchieta e Mência Dias de Clavijo y Lerena, esta descendente dos conquistadores de Tenerife.

Em 1553, com 19 anos, veio para o Brasil em missão jesuítica pela catequese dos índios chefiada pelo Padre Luís de Grã, integrando a frota do governador-geral Duarte da Costa. A ação catequética, com a meta de catequizar os índios Carijós, abarca de São Vicente aos campos de Piratininga. Na companhia do condiscípulo Manuel de Nóbrega, desbrava a Serra do Mar, em direção ao Planalto, se instalando em Piratininga, onde funda o Colégio Jesuíta.

Em 24 de janeiro de 1554, dia da conversão do Apóstolo Paulo, Anchieta celebra uma missa em memória do santo, o que é considerado como o marco inicial da fundação da cidade de São Paulo, dado o povoado que logo depois se instala.

Em 1555, período das invasões francesas, integra a luta para expulsão dos inimigos, que, no mesmo ano, invadiram o Rio de Janeiro, conquistando o apoio dos índios tamoios. Posteriormente, Anchieta teria um papel destacado no acordo com a tribo, integrando a missão de paz que parte de São Vicente em 1563. Quatro anos depois, em 18 de janeiro de 1567, os franceses foram expulsos do Brasil.

Com 43 anos, sendo 24 passados no Brasil, Anchieta é designado como Provincial, o posto mais alto da Companhia no Brasil, com o objetivo de administrar os Colégios Jesuítas de todo país. Em suas viagens, que passam a ser constantes, viaja para várias cidades, entre elas Santos, Rio de Janeiro, Santos e Olinda.

José de Anchieta aprendeu a língua tupi, o que mais tarde lhe permitiu escrever a Gramática tupi, que seria usada em todas as missões dos jesuítas.








09/JUN/2017
Saúde Pública - Vacina da GRIPE

O Blog da Saúde produzido pelo Ministério da Saúde, preparou uma série de perguntas e respostas que podem ajudar a esclarecer dúvidas sobre a vacinação contra a gripe, promovida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Segue abaixo, algumas delas:

Vou ficar gripado (a) após me vacinar?
Não. A vacina contra a influenza (gripe) é inativada, contendo vírus mortos, fracionados ou em subunidades não podendo, portanto, causar gripe. Quadros respiratórios simultâneos podem ocorrer sem relação causa-efeito com a vacina.

A vacina contra a gripe causa algum efeito colateral?
A vacina usada na campanha contra a gripe é segura e bem tolerada. Em alguns casos podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento. Além disso, as pessoas que não tiveram contato anterior com os antígenos ¿ substâncias que provocam a formação de anticorpos específicos ¿ podem apresentar mal-estar, mialgia ou febre. Todas estas ocorrências tendem a desaparecer em 48 horas.

Por que nem todo mundo recebe vacina gratuitamente?
A Campanha Nacional de Vacinação será realizada com definição de grupos prioritários para receber a vacina. O objetivo da estratégia de vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

É verdade que a gestante pode se vacinar contra a Gripe?
Sim. Todo ano é importante se vacinar. A cada ano temos diferentes tipos da gripe que podem ser causadas por outros tipos de vírus que circularam em anos anteriores. E mesmo que os vírus sejam os mesmos, a imunidade pela vacina se mantém por um período estimado de 12 meses.

Público-Alvo








01/JUN/2017
Meio Ambiente - Reciclar

A reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo.

Que tal aproveitar a Semana Mundial do Meio Ambiente e reciclar uma caixa de leite transformando-a em um porta-moedas?

- Tudo que é necessário para esse projeto é:
- uma caixa de leite tetrapack
- tecido de algodão estampado
- cola universal ou cola de contato
- cola quente
- tesoura
Passo 1 - Abra a caixa de leite cortando uma beiradinha das duas bordas e lave muito bem. Deixe secar.

Passo 2 - Dobre as laterais da caixa para dentro formando um V, como na imagem

Passo 3 - Veja como fica depois de dobradas as laterais.

Passo 4 - Corte fora o topo da caixa onde está a abertura para o leite e forme uma aba. Veja a imagem.

Passo 5 - Coloque a caixa sobre o tecido e meça o tamanho necessário para revestir. Corte o tecido.

Passo 6 - Passe a cola de contato na caixa conforme as instruções do fabricante. Faça uma lado de cada vez.

Passo 7 - Pressione bem o tecido para fixar na caixa. Cole todas as laterais.

Passo 8 - Cole as abas que ficaram, dobrando para dentro da caixa. Segure com firmeza para fixar o tecido.

Passo 9 - Cole o tecido na aba do porta-moedas revestindo totalmente. Depois ponha um peso bem grande sobre a caixa e espere secar por pelo menos 2 horas.

Passo 10 - Depois de seca a cola, dobre a parte de baixo da caixa até chegar na altura da aba. Nessa parte interna coloque cola quente nas bordas e junte.

Passo 11 - Cole um pedaço pequeno de velcro na parte da carteira mas use aqui preferencialmente cola de contato.

Passo 12 - Cole a outra parte do velcro na aba do porta-moedas. Use cola de contato também.

Passo 13 - Aí está o porta-moedas pronto, com dois compartimentos para suas moedas.


Fontes:
www.mma.gov.br/informma/item/7656-reciclagem

artesanatodeluxo.blogspot.com.br/










01/JUN/2017
Data Comemorativa - Semana Mundial do Meio Ambiente - De 01 a 05 de junho

Para comemorar o Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU, foi criado o Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, instituindo em todo o território nacional a Semana do Meio Ambiente.

A Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1 de junho e vai até 5 de junho, o "Dia Mundial do Meio Ambiente".

Segundo a WWF-Brasil, o Planeta vive um momento crítico em relação à questão do meio ambiente e que é necessário agir de imediato para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações.

É dever de todos contribuir direta ou indiretamente, através de atitudes individuais ou coletivas para que as sociedades busquem a sustentabilidade e a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza. Faz parte disso, o consumo consciente e a exigência, pela população, do cumprimento das leis de proteção o Meio ambiente.

Fonte: www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/dia_do_meio_ambiente/







24/MAI/2017
Data Comemorativa - 31 de maio - Dia Mundial de Combate ao Fumo

O Dia Mundial Sem Tabaco - 31 de maio - foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
As ações comemorativas são articuladas com as secretarias Estaduais e Municipais de Saúde dos 26 estados e Distrito Federal, envolvendo, também, a sociedade.

Quer dicas para parar de fumar?
A Biblioteca Virtual Universitária disponibiliza o livro:







Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47

 
© Copyright 2024 - Todos dos Direitos Reservados. CAMPUS CENTRO | Rua Pernambuco, 4196 - Centro - CEP 15500-006 - Votuporanga/SP
CIDADE UNIVERSITÁRIA | Av. Nasser Marão, 3069 - Pq. Industrial I - CEP 15503-005 - Votuporanga/SP