Ações promovem o fortalecimento das relações sociais dos alunos da terceira idade, com oportunidades de aprendizado e troca de experiências
As atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uniati) da Unifev foram reiniciadas nesta quinta-feira (13/02), no câmpus Centro, após o período de férias. O programa, que já é tradicional na Instituição, continua com seu propósito de transformar a vida de pessoas da melhor idade, proporcionando um ambiente acolhedor de convivência e aprendizado.
Na retomada das aulas, o grupo foi recepcionado pelo reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, e pela coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social, Profa. Ma. Vanessa Mara Pagliarani Zeitune. Ambos deram as boas-vindas aos mais de 60 idosos que iniciaram o curso neste ano.
Gastaldon destacou a importância de manter tanto o corpo quanto a mente ativos para um envelhecimento saudável. “A Uniati oferece uma série de atividades que atendem às necessidades da pessoa idosa, trabalhando tanto o desenvolvimento cognitivo quanto o físico e social”, afirmou.
O programa oferece atividades socioeducativas, culturais e de lazer, incentivando a participação dos idosos e valorizando suas habilidades individuais. “Manter os idosos envolvidos na sociedade é fundamental para evitar problemas como a solidão e a depressão, além de aumentar a autoestima e abrir portas para o aprendizado contínuo”, comentou a coordenadora do Núcleo.
O tema da primeira aula foi “Saúde Bucal”, ministrada pela cirurgiã-dentista Profa. Ma. Ana Paula Castilho Garcia Seraphim, docente da Unifev. Ela ressaltou a importância de cuidar da saúde bucal na terceira idade, destacando que a falta de cuidados pode impactar não só a saúde oral, mas também a saúde geral do idoso.
“A saúde bucal é fundamental para o bem-estar geral, especialmente para os idosos, pois está diretamente relacionada à qualidade de vida e à prevenção de doenças sistêmicas. A higiene bucal adequada ajuda a evitar problemas como infecções, que podem agravar outras condições de saúde, como doenças cardíacas e diabetes. Além disso, uma boa saúde bucal é essencial para a autoestima e para a capacidade de socialização, algo fundamental para o envelhecimento saudável”, explicou Ana Paula.
As aulas da Uniati seguirão até o mês de junho, com diversos temas abordados.