Rodolfo Freschi Bertolo ressalta que foram anos de dedicação intensa aos estudos, com jornadas de até 8 horas diárias
Rodolfo Freschi Bertolo, 31 anos, natural de Votuporanga, é o mais novo Delegado de Polícia aprovado no concurso público de São Paulo. Formado em Direito pela Unifev em 2015, Bertolo é um exemplo de dedicação e perseverança, conquistando seu objetivo após anos de estudo e superação pessoal. Aprovado com a sexta maior nota na prova oral, alcançando 93,33, ele é um dos 320 aprovados em um concurso com mais de 22 mil inscritos.
Desde cedo, ele sabia que queria seguir a carreira pública. Influenciado pelo exemplo de seu pai, Rubens Geraldi Bertolo, que também foi delegado de polícia, ele encontrou no Direito uma vasta gama de oportunidades e na segurança pública a sua vocação. Sua trajetória na Unifev, onde se graduou, foi marcada por desafios, especialmente pela perda precoce de seu pai, que faleceu em 2011. Mesmo diante da dor, o egresso seguiu firme, acreditando que a formação acadêmica era um caminho para realizar seus sonhos.
“A experiência na Unifev foi extremamente gratificante. A infraestrutura da faculdade e o suporte dos professores foram fundamentais para a minha formação. Superar a morte do meu pai e ainda conseguir concluir o curso com êxito foi uma das maiores vitórias da minha vida”, declarou Bertolo, que em 2016 iniciou sua preparação para o concurso de Delegado de Polícia.
Foram anos de dedicação intensa aos estudos, com jornadas de até 8 horas diárias. Ele conta que conseguiu sua aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ainda no último ano de faculdade e, a partir de 2016, focou exclusivamente na preparação para os concursos públicos. Em 2024, após finalizar a Academia de Polícia (Acadepol), o egresso assumiu seu posto como delegado no município de Buritama, que fica a cerca de 80km de sua cidade natal, também no interior de São Paulo.
“Graças à Unifev, consegui alcançar meu objetivo. A universidade me proporcionou a base necessária para minha formação, e sou muito grato por toda a orientação que recebi ao longo dessa jornada”, afirmou.
Ele mantém o Instagram @rodolfo_bertolo onde compartilha sua história como inspiração para todos aqueles que desejam seguir a carreira pública. Para ele, o sucesso nos concursos depende da persistência. “Nunca desistam! Só não passa quem desiste. Acreditem no seu potencial e corram atrás dos seus sonhos”, ressaltou.
Para o reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, “o exemplo dele é um verdadeiro testemunho de que, com foco, determinação e a educação de qualidade proporcionada pela nossa Instituição, é possível alcançar grandes conquistas”.