Evento on-line apresentou palestras de médicos convidados e mobilizou estudantes e profissionais da saúde
Nos dias 14 e 15 de abril, os estudantes do curso de Medicina da Unifev promoveram a “V Jornada Interligas” por meio do canal do YouTube da Instituição (Unifev Votuporanga). O evento, organizado pelo Conselho de Ligas Medicina Votuporanga (Colig) do Centro Acadêmico Medicina Votuporanga (Camev), teve como objetivo fomentar a troca de conhecimentos entre acadêmicos e profissionais da saúde, explorando temas importantes para a atuação médica.
No dia 14, a Jornada contou com as seguintes palestras: a Dra. Sarah de Lázari Samartino abordou o tema “Derrame pleural: das fisiopatologias ao tratamento cirúrgico”; o Dr. Brenno Tagliavini discorreu sobre “Neuroplasticidade”; a Dra. Regina Silvia Chaves de Lima explanou sobre “Diagnóstico de arboviroses”; a Dra. Gabriela Trindade palestrou sobre “Câncer de mama”; e a Dra. Maria Fernanda Arantes Martins apresentou “Atendimento ao paciente politraumatizado”.
Já o dia 15 de abril reservou espaço para as palestras: “EVALI - Lesão pulmonar induzida por dispositivos inalatórios eletrônicos/VAPE”, com o Dr. Wagner Moneda Telini; “Retinoblastoma na infância”, apresentada pelo Dr. Carlos Tellis; “Conceitos fundamentais em cuidados paliativos”, ministrada pela Dra. Paula Capeletto; “Prevenção cardiovascular na APS”, explanada pelo Dr. Lucas Coelho; e “Hipertensão no idoso”, abordada pela Dra. Elizabeth Cestário.
Marielle Martins Borges, aluna do curso de Medicina e presidente do Colig, enfatizou a importância dos assuntos selecionados. “A Jornada Interligas, sem dúvida, ofereceu aprendizado e conhecimento valiosos aos participantes, ao abordar temas atuais de grande relevância para o nosso futuro profissional", completou.
Na avaliação do coordenador, Prof. Dr. Wagner Moneda Telini, os eventos acadêmicos são indispensáveis para a formação. “A presença de especialistas renomados e o envolvimento ativo dos estudantes potencializam a troca de saberes, o que é fundamental para uma graduação robusta e conectada com as necessidades da atuação médica”, encerrou.
Assessoria de Comunicação