Concepção da aprendizagem
A aprendizagem no Colégio Unifev é baseada no construtivismo e no desenvolvimento da autonomia do estudante para a busca do conhecimento. Nesse sentido, as aulas são dialogadas e estimulam a reflexão, a interação, a argumentação e a resolução de problemas.
Consideramos que o ciclo de aprendizagem está atrelado a três momentos fundamentais: compreensão e participação em sala de aula; treinamento permanente, por meio do estudo diário em casa; e descanso. Todavia, não basta ordenar ao aluno que estude. É preciso motivá-lo e orientá-lo sobre como fazer isso, estabelecendo um ritmo racional e saudável para o processo.
Por isso, o estudante ingressante no Ensino Médio é integrado ao curso “Como Estudar”, e é informado sobre o modo como deve se organizar para que a vida acadêmica seja produtiva. Além dos docentes das disciplinas, cada turma tem seu professor orientador que a observa e a direciona nesse processo.
Avaliações semanais
Acreditando no potencial do treinamento contínuo para o desenvolvimento do autocontrole e da agilidade quanto às competências cognitivas, os alunos são avaliados em todas as disciplinas, por meio de testes semanais, que simulam o tempo e a dificuldade dos vestibulares. Os resultados dessas avaliações são tabulados, toda semana, com a média da sala (geral e por disciplina) e a nota de cada estudante. Ao serem divulgados, os dados servem como indicador de qualidade para os docentes orientarem suas práticas e, também, para os alunos assumirem uma visão realista sobre o próprio desempenho, desenvolvendo, assim, maior grau de autoconhecimento.
Currículo optativo
O Colégio Unifev organiza sua grade de disciplinas tendo em vista o desenvolvendo de diferentes potencialidades. Para tanto, oferece cursos extracurriculares que possibilitam o aprofundamento do aluno em temas de seu interesse, bem como a individualização da aprendizagem.
Desse modo, além do currículo tradicional, os estudantes se dividem entre cursos optativos que desenvolvem a oralidade, a argumentação, o conhecimento de atualidades, a leitura, a compreensão de imagens, a tolerância, a educação financeira e o marketing pessoal, entre outras habilidades.
Objetivos:
- Individualizar o aprendizado, preparando o aluno para a inserção na modernidade complexa, por meio de uma visão de mundo ampliada, cidadania ativa, ética e proficiência para o exercício da vida social e acadêmica;
- Preparar o estudante para os diferentes tipos de processos seletivo (vestibulares), considerando que algumas instituições incluíram entrevistas, dinâmicas, cartas de apresentação e prova oral nas fases de avaliação do candidato;
- Valorizar o currículo do aluno do Ensino Médio;
- Preparar o estudante para exercer sua vida profissional com ética no contexto da modernidade complexa.