“A palavra é meu domínio sobre o mundo”.
Clarice Lispector
Dominar o processo comunicativo é, hoje, uma condição essencial para a instalação segura do jovem nos ambientes sociais e acadêmicos. Desse modo, na formação do aluno, o Colégio Unifev enfatiza o desenvolvimento das competências para a produção de textos, ampliando o seu senso crítico e repertório cultural.
Nesse contexto, o projeto “Oficina de Redação” visa a desenvolver as habilidades argumentativas, a fluidez na exposição de ideias e o conhecimento de mundo, a partir da discussão de temas polêmicos da atualidade.
Além das aulas de Redação convencionais, acreditamos que a Oficina de Redação tem muito a contribuir para o amadurecimento do aluno. Para tanto, o projeto, direcionado aos estudantes da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, conta com uma equipe de três profissionais, encarregados das seguintes ações: apresentação dos temas e estruturas textuais, correção dos textos a partir de matrizes de avaliação e tabulação dos dados e intervenção sobre os problemas individuais.
O principal objetivo é desenvolver as habilidades necessárias para a produção competente de textos.
Procedimentos:
- A disciplina de redação é organizada por uma equipe composta por professores especialistas na área;
- As redações dos alunos são corrigidas de acordo com as matrizes do Enem e da Fuvest;
- Os estudantes possuem uma sala para redação, com espaço planejado (mesas redondas) e equipado com materiais didáticos, livros sobre o tema, guias e manuais, a fim de favorecer a interação e o diálogo;
- Os alunos recebem um feedback tanto em grupo, quanto individualmente, sobre seus textos, por meio de plantões semanais;
- Periodicamente, é divulgado um relatório pontual com a tabulação dos dados, expondo a evolução da sala e de cada aluno com relação aos itens da matriz de correção do Enem/Fuvest. Esses dados (indicadores de desempenho) são analisados e servem para a tomada de decisões didáticas necessárias.