UNIC ON 2021

O XVII UNIC, o XII CONGRESSO DE PROFESSORES, o V CONGRESSO DE PÓS GRADUAÇÃO e o IV CONGRESSO TECNOLÓGICO são eventos científicos promovidos pela UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga, que visam divulgar os resultados das atividades de pesquisa realizadas na Instituição e fora dela.


TRABALHO:

MEDICAMENTOS FITOTERÁPTICOS E OS INTERFERENTES EM EXAMES LABORATORIAIS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

PARTICIPAÇÕES:

AUTOR » FAGNER DE SOUZA USSON
CO-AUTOR » ISABELA OLIVEIRA FERNANDES
ORIENTADOR » CÁTIA REZENDE
Visualizar Documento
Visualização

Comentários:

  • FAGNER DE SOUZA USSON - 03/11/2021 às 19:23:13

    Boa noite a todos! Obrigado por visitarem a exposição do nosso Banner. Quaisquer dúvidas estamos à disposição, abraços!

  • MARIA APARECIDA DO CARMO DIAS - 03/11/2021 às 19:40:27

    Boa noite Catia, Fagner e Isabela. Parabéns pelo trabalho de vocês. Tema relevante e atual. Seguiu as normas da ABNT. Objetivos e metodologia coerentes. Gostaria de saber se vocês pretendem trabalhar com fitoterapia, pois acho de suma importancia no tratamento das pessoas. Fale mais um pouco desse assunto.

  • MARIA APARECIDA DO CARMO DIAS - 03/11/2021 às 19:41:52

    Sou bem leiga no assunto

  • FAGNER DE SOUZA USSON - 03/11/2021 às 19:49:53

    Boa noite Maria Aparecida, tudo bem? Então, os medicamentos fitoterápicos realmente são uma alternativa de uso recente na medicina, principalmente aqui no Brasil. Atualmente, estes medicamentos foram incluídos em um programa exclusivo, o Programa de Fitoterápicos e Plantas Medicinais, que tem como objetivo incluir os fitoterápicos no Sistema de único de saúde, garantindo seu uso racional, com segurança e eficácia comprovadas. É uma alternativa, porém o uso irracional, sem prescrição médica pode acarretar em problemas futuros, bem como os interferentes em exames laboratoriais, o foco de nosso trabalho. Essas interferências podem trazer incertezas clínicas, pois alguns parâmetros podem estar alterados, tais como diminuição dos níveis séricos de glicose, colesterol e demais marcadores relacionados com a reação de Trinder, muito utilizado na Bioquímica. Sabemos que os laboratórios estão ai para sanar as dúvidas médicas não é mesmo? Por isso, devemos considerar que tais plantas podem sim diminuir a fidedignidade dos resultados obtidos, assim sendo, na fase pré-analítica deve-se orientar o paciente, para que o mesmo informe o uso ou não de tais plantas.

  • FAGNER DE SOUZA USSON - 03/11/2021 às 19:52:49

    Quanto ao questionamento sobre trabalhar ou não com a fitoterapia, acredito que o mercado de trabalho dentro da Biomedicina é muito amplo, podendo oferecer diversas habilitações, desta forma nunca devemos falar que não trabalharemos em um determinado ramo. Porém, mesmo não trabalhando diretamente com os fitoterápicos, trabalhando dentro das análises clínicas, que compreende os setores de urinalise, bioquímica, hematologia, microbiologia e outros mais, devemos destacar sim a influência destes medicamentos fitoterápicos em nossa rotina laboratorial. Espero ter sanado as suas dúvidas e me coloco a disposição caso deseje realizar mais algum questionamento.

  • ISABELA OLIVEIRA FERNANDES - 03/11/2021 às 20:04:09

    Olá, obrigada por apreciar e elogiar nosso trabalho! É uma área que eu teria interesse em fazer parte, é de grande relevância, me apeteceria. Por ser um assunto pouco comentado as pessoas acabam desconhecendo os efeitos do uso prolongado (danos ao organismo) ou até mesmo os efeitos dos mesmos nos resultados de exames laboratoriais, o intuito do nosso trabalho é trazer esse tema à tona para informar os profissionais e atualiza-los de possíveis interferentes laboratoriais. Obrigada mais uma vez!

  • MARIA APARECIDA DO CARMO DIAS - 03/11/2021 às 20:09:39

    Muito bem. Muito agradecida pelo esclarecimento. Novamente vou parabeniza- los pelo ótimo trabalho que vocês desenvolveram. Boa noite!

  • FAGNER DE SOUZA USSON - 03/11/2021 às 20:17:30

    Nós que agradecemos pelas ponderações e elogios, ótima noite!

  • LÍGIA MARIA TROLEZI - 03/11/2021 às 21:00:47

    Muito interessante! Mesmo porque a população não informa o uso dessas plantas quando irá coletar qualquer exame! Parabéns!

  • ISABELA OLIVEIRA FERNANDES - 03/11/2021 às 21:59:56

    Obrigada! Ficamos contentes em contribuir de alguma forma levando um pouco mais desse assunto para tanto os leigos como profissionais da saúde, buscando evitar laudos errôneos. Obrigada novamente.

  • FAGNER DE SOUZA USSON - 03/11/2021 às 22:46:12

    Isso mesmo Ligia, essa é a essência do nosso trabalho, alertar a população em geral bem como os profissionais de saúde sobre as possíveis interferências que os medicamentos Fitoterapicos podem ocasionar em um teste laboratorial, assim diminuindo os erros dentro do laboratório clínico. Obrigado por deixar o seu comentário, abraços!

Seu navegador não suporta este recurso. Tente um navegador diferente.