0800 015 0228
Acesso ao Portal
HOME / BLOGS / Blog de Direito


15/NOV/2014
XI Fórum Jurídico da UNIFEV recebe a cineasta Paula Sacchetta

O XI Fórum Jurídico do curso de Direito da UNIFEV recebeu, na manhã da última quinta-feira (13/11), a cineasta Paula Sacchetta, responsável pelo documentário "Verdade 12.528".

O encontro, que aconteceu nesta manhã na Câmara Municipal, reuniu estudantes, profissionais e docentes da Instituição.

Paula Sacchetta é jornalista e descobriu, na sétima arte, um motivo a mais para continuar sua pesquisa sobre os acontecimentos que assombraram a época da ditadura no país, entre os anos de 1964 e 1985.

"Lutamos muito para realizar esse projeto. O documentário retrata inúmeras histórias de pessoas que, até hoje, sofrem e choram com o resultado da repressão vivenciada no país. Continuamos na luta para mostrar ao povo brasileiro quem são ou foram os verdadeiros torturadores da época. Por meio dos protestos, buscamos a justiça", ressaltou a cineasta.

De acordo com Paula, em breve a obra "Verdade 12.528" será disponibilizada em milhares de escolas públicas do país.

O documentário, atualmente, participa de várias premiações e festivais internacionais, inclusive no Irã.

"O governo interessou-se e achou importante disponibilizar essa parte da história a todos os jovens do Brasil. É um passo importante para todos nós, que lutamos por democracia", concluiu

O objetivo do XI Fórum Jurídico foi proporcionar encontros reflexivos sobre os mais diversos e atuais temas relacionados ao Direito, em uma perspectiva crítica.

A palestra ministrada pela cineasta Paula Sacchetta encerrou o encontro, iniciado no último dia 10.




Tags
Resumo XI Fórum Jurídico
#XI Fórum Jurídico
Direito
Unifev
Paula Sacchetta







04/NOV/2014
Inscrições para o XI Fórum Jurídico já estão abertas

* Evento acontecerá entre os dias 10 e 13 de novembro; vagas são destinadas aos alunos e profissionais da área jurídica.

O curso de Direito da UNIFEV promoverá, entre os dias 10 e 13 de novembro, o "XI Fórum Jurídico". A atividade de extensão acontecerá, nos dias 10, 11 e 12, no Buffet Dalú, e no dia 13, na Câmara Municipal de Votuporanga.

Vale salientar, ainda, que as inscrições já estão abertas pelo site da Instituição (www.unifev.edu.br), ou na Central de Relacionamento. Para os alunos do curso de Direito as inscrições poderão ser efetuadas via Portal Unifev, em "Inscrição em Eventos/Semanas".

O objetivo do evento é possibilitar um encontro reflexivo sobre os mais diversos e atuais temas relacionados ao Direito em uma perspectiva crítica.

"O Fórum irá reunir grandes pensadores da área jurídica, promovendo diálogos aprofundados em torno da realidade de nossa profissão nos dias de hoje. É um encontro tradicional e que contará com um ciclo de palestras enriquecedor", ressaltou um dos organizadores e docente da UNIFEV Prof. Me. Alexandre Shimizu Clemente.

O investimento é de R$ 50,00.

Mais Informações pelo telefone (17) 3405-9990 ou no Núcleo de Práticas Jurídicas.


NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS
Gustavo Gomes Furlani
E-mail: falecomacoordenacaounifev@gmail.com
Fone: (17) 3405-9999, ramal 636



Tags
Direito
Unifev
#Cursos de Extensão
#Fórum Jurídico







03/NOV/2014
Egresso da UNIFEV relata experiência na carreira jurídica

A rotina de trabalho para o advogado Herinque Forti Silva, 26 anos, egresso do curso de Direito da UNIFEV continua praticamente a mesma desde o segundo ano da graduação. O motivo foi a rápida inserção no mercado de trabalho e a adaptação imediata na carreira escolhida.

Henrique se formou em 2011, e não abandonou mais a profissão nem mesmo o local de trabalho: um escritório de advocacia da cidade. "Tive a oportunidade de fazer estágio desde o começo do curso, após a conclusão, seguido da aprovação na OAB, permaneci no mesmo escritório como advogado, o que facilitou a nova rotina, a qual já estava habituado", disse.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é apenas um dos primeiros passos mais desafiantes para os recém-formados na área. No ano de 2013, o exame da Ordem obteve um dos maiores índices de reprovação. Cerca de 89,7% dos candidatos que buscaram a carteira para o exercício profissional não conseguiram conquistá-la.

"A aprovação na OAB é o primeiro passo para qualquer carreira jurídica, salvo aquelas poucas que não a exigem. No 10º período do curso, a UNIFEV disponibilizou um curso preparatório para o Exame, o que foi fundamental para minha aprovação. Não existe sorte, acaso ou azar quando se trata de OAB, mas de candidato que se prepara psicológica e intelectualmente", ressaltou.

Embora a atuação de Henrique, atualmente, seja dedicada às leis trabalhistas, ele relembra com saudade das aulas de Direito Constitucional e Penal, suas preferidas na época. "Histórias e lembranças são muitas, pois, em cinco anos, muita água passou sob a ponte. Lembro-me das aulas inesquecíveis do saudoso Prof. Rubens Bertolo que, com afinco, ministrava as aulas de Direito Constitucional e Penal, um grande exemplo de profissional em minha memória".




Tags
Carreira Jurídica
Direito
Unifev
Experiência Profissional







01/NOV/2014
Curso de Criminologia chega ao fim

Ocorreu hoje, no Auditório da Unifev Cidade Universitária, a realização do último dia do curso de Criminologia, ministrado pelo professor Roberto Arroio Farinazzo Junior.

O curso, aberto à comunidade acadêmica e ao público externo, abordou a temática "Vitimologia", uma disciplina pertencente à Criminologia que visa o estudo detalhado dos elementos que compõe a vítima e seus aspectos no momento da consumação do delito.

Para Farinazzo, "o objetivo do curso foi cumprido, pois houve análise breve, porém, panorâmica da criminologia. Houve compreensão acerca da evolução histórica e, posteriormente, reflexão sobre os estudos mais modernos e polêmicos, como a vitimologia e as Escolas Sociológicas da Criminologia.

Ademais, o êxito do curso também foi decorrente da ótima atenção e colaboração dos alunos."

E por fim agradeceu "a Unifev por mais essa oportunidade".

Os interessados poderão baixar as apostilas oferecidas durante o curso por meio do link www.goo.gl/1HWSgx (copie e cole em seu navegador web, caso o URL não apareça marcado em azul) ou tirar uma fotocópia do material físico disponível no Núcleo de Práticas Jurídicas.



NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS
Gustavo Gomes Furlani
E-mail: falecomacoordenacaounifev@gmail.com
Fone: (17) 3405-9999, ramal 636



Tags
Direito
Unifev
Criminologia
#Cursos de Extensão
Cursos







01/NOV/2014
"Justiça: o que é fazer a coisa certa?"

Assista à série "Justice with Michael Sendel", com tradução correspondente a "Justiça com Michael Sandel", apresentada pelo professor da Universidade de Harvard e analise criticamente quais pontos de destaque podem ser acoplados ao Direito Brasileiro em âmbito nacional e internacional.

A série JUSTICE foi o primeiro curso livre produzido pela Universidade de Harvard, disponibilizado online e na televisão pública. Durante as gravações cerca de mil estudantes ocuparam as cadeiras do Teatro Sanders, localizada na própria Universidade de Harvard, para ouvir Michael Sandel, "talvez o professor universitário mais proeminente na América a falar sobre justiça, igualdade, democracia e cidadania". (Washington Post)

A temporada contou com 12 (doze) episódios e todos eles podem ser conferidos em www.justiceharvard.org/watch/



Tags
#Video Apresentações
Unifev
Direito







30/OUT/2014
Curso de Direito lança programa que será exibido na TV Unifev

Conhecido pela excelência e modernidade o curso de Direito da Unifev conquistou, nesta semana, mais uma grande inovação: idealizou, sistematizou e concretizou a exibição do "Programete: Foca no Direito".

O Foca no Direito é um programa de livre produção dos alunos do curso de Direito, que terão até 5 (cinco) minutos disponíveis na programação da TV UNIFEV para tratar de diversas temáticas tangentes ao vasto universo do Direito.

Sobretudo, a proposta inicial do programa é tornar por meio de uma linguagem clara, objetiva e simplificada o Direito compreensível à população.



Tags
#Foca no Direito
Programete
TV Unifev
Direito
Unifev
5Minutos







29/OUT/2014
Curso de Direito da Unifev lança seu primeiro vídeo institucional

Embalados pela música "Wont let this moment pass us by" do cantor e compositor Benji Jackson os alunos de Direito da Unifev participaram da gravação do primeiro vídeo comercial institucional do curso.

Educandos de vários períodos puderam participar das gravações, que foram realizadas na Cidade Universitária.

Para entrar no embalo da música acesse goo.gl/EXud0H e confira a letra!




Tags
#Vídeo institucional
Unifev
Direito
Alunos
Gravação







27/OUT/2014
Divulgados os ganhadores do sorteio!
Caros alunos,

Os ganhadores do sorteio realizado hoje no Núcleo de Práticas Jurídicas e os respectivos cursos sorteados estão listados abaixo. Confiram!

° Curso completo para concursos de analista judiciário de tribunais - Área Jurídica 2014
Ganhadora: Giselma Cristina Piva

° Curso Online preparatório para a Primeira Fase da OAB
Ganhador: Anderson André de Lima

° Curso Online preparatório para a Segunda Fase da OAB
Ganhadora: Daniele Mendes Rocha

° Curso preparatório para Carreia Jurídica 2014/2 Módulos I e II
Ganhador: Bruno Bertão Aureliano

° Curso de Prática Jurídica 2014
Ganhadora: Zenaide Conceição Luz Arsufi

Observação: Os alunos acima listados deverão comparecer ao Núcleo de Práticas Jurídicas para fazer a retirada de seu cartão pessoal que dará acesso a todas as informações tangentes ao curso da contemplação.


Tags
Sorteio
Cursos
Eventos
Extensão
Unifev
Direito







27/OUT/2014
Curso de Criminologia é aberto à comunidade acadêmica e ao público externo

A Coordenação de Extensão do curso de Direito da Unifev, administrada pelo professor Me. Alexandre Shimizu Clemente, ofereceu, no dia 18 de outubro, a primeira apresentação do curso de Criminologia, no Auditório da Cidade Universitária.

O evento idealizado e palestrado pelo professor Roberto Arroio Farinazzo Junior, graduado em Direito pela UNIFEV, pós-graduado em Direito Penal, Processual Penal e Constitucional, pelo Centro Educacional Damásio de Jesus, e advogado criminalista, teve por intuito observar que, ao contrário do que muitos pensam, a criminologia não integra o Direito Penal e nem a Criminalística.

Segundo Farinazzo, "sabemos que o Direito Penal cria crimes e comina penas. Por sua vez, a Criminalística estuda os vestígios deixados pelo crime, através das perícias. Em nosso curso, porém, ao tratar sobre a criminologia, vamos estudar a criminalidade de modo geral, visando compreender as causas do crime e, consequentemente, as formas de preveni-lo.

Portanto, discutir a criminalidade não se restringe à lei penal. É preciso que se analise, interdisciplinarmente, as causas do crime, sobretudo as sociológicas que o compõe".

A segunda parte da palestra será ministrada no próximo sábado, 01 de novembro, às 13 horas no Auditório da Cidade Universitária, dia no qual será abordado, sob o viés da Criminologia, a Vitimologia como enfoque principal.



NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS
Gustavo Gomes Furlani
E-mail: falecomacoordenacaounifev@gmail.com
Fone: (17) 3405-9999, ramal 636



Tags
#Cursos de Extensão
Pesquisa
Direito
Unifev
Criminologia







27/OUT/2014
Leitura do artigo "O protótipo do estudante de direito ideal e o 'fator olheiras'"

Por Lenio Luiz Streck

O estudante de direito Edilson Silva do Nascimento (Faculdades Integradas de Aracruz-ES), do segundo período, mandou-me e-mail, instando-me a escrever sobre como seria o ¿acadêmico de direito ideal¿ ou o que seria um ensino jurídico adequado nestes tempos bicudos de pauperização do conhecimento. Contou que muitos de seus colegas preferem brincar no facebook ou no smartfone em vez de prestarem atenção ao que o professor fala. O que fazer? E como deve ser uma aula, pergunta. Os alunos devem ser submetidos a um regime tal qual o contado no livro de Scott Turrow, O Primeiro Ano, em que relata como tinha de estudar e pesquisar?

Quanto à essa pós-modernidade, digo que, em minhas aulas (mestrado e doutorado) não admito ¿ a não ser sob meu comando ¿ a utilização, concomitante às minhas falas e aos seminários dos alunos, o uso dos instrumentos pós-chatos. Isso é para início de conversa. Se não é por outra coisa, trata-se de respeito ao espaço da sala de aula. Quer telefonar ou ver msn? Sai da aula.

Mas este é apenas um dos problemas. O ensino jurídico não vai mal porque os alunos ficam grudados no feicibuqui. Também por isso. Mas vai mal porque não há pedagogia sem dor. Não há intelectual bronzeado (é uma metáfora). Nem intelectuais-periguetes (os e as). No Direito, ¿pireguetear¿ não é preciso (apesar da paráfrase, permaneço aqui no nível apofântico ¿ e a palavra ¿preciso¿ deve ser entendida em sua ambiguidade). E, fundamentalmente, não há a mínima possibilidade de avançarmos na melhoria do ensino jurídico enquanto a literatura utilizada for composta por um produto pret-à-porter, pret-à-parler e pret-à-penser.




Tags
#Leitura de Artigo
Direito
Unifev
Conjur







Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9

 
© Copyright 2025 - Todos dos Direitos Reservados. CAMPUS CENTRO | Rua Pernambuco, 4196 - Centro - CEP 15500-006 - Votuporanga/SP
CIDADE UNIVERSITÁRIA | Av. Nasser Marão, 3069 - Pq. Industrial I - CEP 15503-005 - Votuporanga/SP