Notícias

21 Jun 2016
EDUCAÇÃO

Pesquisadores do PARFOR da UNIFEV lançam 3º livro produzido pelo grupo

Evento, que aconteceu na noite de segunda-feira (dia 20), no Memorial Unifev, contou com a presença dos escritores e convidados

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Pesquisadores e bolsistas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da UNIFEV lançaram, na noite de segunda-feira (dia 20), no Memorial Unifev, o 3º livro produzido pelo grupo. O título "Caminhos pelos quais passa a Educação 2: Diálogos entre Edgar Morin e Paulo Freire" reúne artigos de 11 professores da Instituição.

De acordo com o organizador da compilação, Prof. Dr. Edson Roberto Bogas Garcia, a obra dá continuidade às reflexões iniciadas em sua primeira versão e conta com temas da Língua Portuguesa, Antropologia, Psicologia, Geografia, Ciências, História, Educação Física e Meio Ambiente.

"Este livro é fruto de um trabalho que começou em 2014. Desde então nos reunimos todos os dias para discutir sobre esses autores. O resultado, vocês podem conferir nestas páginas. Destaco a relação de confiança que temos e agradeço a todos pelo empenho e dedicação, pois um grupo de pesquisa que consegue publicar um livro por ano não é qualquer grupo de pesquisa", ressaltou Bogas.

A Profa. Ma. Denise Ferraz Lima Veronezi aproveitou o momento para falar da complexidade dos temas escolhidos. "Quando nos aprofundamos nos pensamentos de Paulo Freire, vimos a busca dele por uma política cidadã e uma valorização do afeto. Passando isso para a prática, nos exercitamos a pensar em uma educação transformadora. Foi nesse sentido, que o grupo conseguiu idealizar o exemplar".

Para o Pró-Reitor Acadêmico da UNIFEV, Prof. Dr. Djalma Domingos da Silva, a obra demonstra uma compreensão facilitadora acerca dos pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin. "O trabalho agrega muito do que, de fato, passamos no dia a dia, em sala de aula. Parabenizo os docentes envolvidos neste projeto, pois é uma leitura que recomendo a todos os educadores".

Além de "Caminhos pelos quais passa a Educação 2", o grupo também lançou, em 2014 o livro "Caminhos pelos quais passa a Educação 1" e, em 2015, "Da graduação às práticas pedagógicas".




Assessoria de Comunicação
Isabela Jardinetti
Mtb 69093/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br
Fone: (17) 3405-9999
Ramal: 946