Notícias

25 Abr 2022
PARCERIA

UNIFEV sediará campanha de cadastro para possíveis doadores de medula óssea

Ação será realizada nos dias 02 e 09 de maio, respectivamente, no Campus Centro e na Cidade Universitária

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

A UNIFEV apoiará, nos dias 02 e 09 de maio, a campanha para cadastramento de possíveis doares de medula óssea: Seja um herói, salve vidas. A ação é uma iniciativa de Cláudio José dos Santos Azevedo, em parceria com o Hemocentro de Fernandópolis.

Os interessados em se inscrever no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) devem comparecer no Campus Centro, no dia 02 de maio, ou na Cidade Universitária, no dia 9 de maio. As atividades serão coordenadas pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Instituição, em parceria com o curso de Enfermagem.    

De acordo com Azevedo, é de suma importância a participação de toda a comunidade acadêmica e da população, pois a probabilidade de encontrar um doador compatível é muito rara. "Quando não existe nenhum familiar apto, as chances são, em média, de 1 em cada 100 mil pessoas. Queremos que todos procurem saber um pouco mais sobre o tema, com a finalidade de que deixem o receio de lado e contribuam com a causa", completou.

A coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da UNIFEV, Profa. Ma. Marinês Ralho, destacou a importância da iniciativa. "Sabemos do lindo trabalho feito pelo Claudio e sua equipe, por isso ficamos imensamente realizados em apoiar a campanha. Esperamos contribuir com um número expressivo de novos cadastros", afirmou.

Como faço para participar?

Os voluntários deverão ter idade entre 18 e 35 anos, apresentar boa saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante) e estar munidos de documentos pessoais com foto, como RG ou CNH. Após o preenchimento da ficha de inscrição, será feita a coleta de uma pequena amostra de sangue para a tipagem de HLA, exame de histocompatibilidade que identifica as características genéticas de cada indivíduo.

Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME, desta maneira, sempre que surgir um novo paciente a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral.

Para mais informações, acesse o site: http://redome.inca.gov.br/.


Pontos de cadastro:

Data: 02 de maio, das 18h30 às 21h30, no Auditório do Campus Centro.
Data: 09 de maio, das 19h às 21h30, no Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), na Cidade Universitária.
Documentos necessários: RG ou CNH.

Assessoria de Comunicação
Nathalia Almeida
Mtb 84.123/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br
Fone: (17) 3405-9999
Ramal: 938