06 Jun 2022
VIAGEM

Curso de Arquitetura da UNIFEV realiza viagem cultural ao Rio de Janeiro

Durante quatro dias, os excursionistas visitaram diversos pontos turísticos da cidade; experiência é um diferencial do curso

Alunos, egressos, familiares e docentes da graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNIFEV viajaram, recentemente, para o Rio de Janeiro. Ao todo, 45 excursionistas fizeram um tour cultural, de quatro dias, com o objetivo de conhecer a arquitetura da cidade maravilhosa.

Entre os pontos de visitação, os viajantes, supervisionados pela coordenadora do curso, Profa. Dra. Poliana Risso, passaram pela Catedral Metropolitana, Arcos da Lapa, Escadaria Selaron, Centro Histórico, Teatro Municipal, Museu Nacional de Belas Artes, Biblioteca Nacional, Central do Brasil, Orla Zona Sul e Aterro do Flamengo e Marina da Glória.

Pedro Victor Machado, de 23 anos, formou-se em 2021 e destacou a importância da experiência para a complementação dos conhecimentos adquiridos no curso. “A viagem foi um desdobramento das atividades aprendidas em sala de aula. Conseguimos ver, sentir e presenciar coisas que só tínhamos noção por imagens e ter uma visão panorâmica incrível da cidade do Rio de Janeiro, onde observamos problemas importantes do nosso cotidiano, como a segregação socioespacial”, destacou.

Segundo Poliana, as viagens são um componente importante da grade do curso, pois tira o aluno da sala de aula e o coloca in loco para experimentar o espaço. “Vivenciar a cidade e o mundo diverso Arquitetura é fundamental para o aprendizado do fazer arquitetônico. Nossos alunos têm essas possibilidades e isso faz com que seus horizontes sejam expandidos”, explicou.

PRÓXIMA PARADA

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEV já está com a próxima viagem cultural agendada para o mês de julho. Entre os dias 08 e 09, os alunos irão para a grande São Paulo em excursão, desta vez, para participar da 13° Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

Na oportunidade, visitarão, também, o Mercado Municipal, Complexo da Luz, Pinacoteca, Ocupação Nove de Julho, Teatro Municipal, Praça das Artes, Sesc 24 de Maio, Edifício Copan, Masp, Japan House e o Sesc Pompeia.

Poliane Castelhano