22 Set 2017
LETRAS

Bolsistas do Pibid promovem discussão sobre Cuba e Estados Unidos

Projeto utilizou o filme Dirty Dancing 2 - Noites de Havana, para abordar assuntos como culinária, medicina, ritmos, economia e política dos dois países

Os bolsistas Amanda Salgado e Rhaianne Oliveira, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Letras-Espanhol da UNIFEV, promoveram, durante a última semana, discussões acerca das semelhanças e diferenças entre as culturas cubana e norte-americana, com os alunos e docentes dos cursos de Língua Espanhola e Inglesa do Centro de Estudos de Línguas (CEL), que funciona em anexo à Escola Estadual Dr. José Manoel Lobo.

A atividade utilizou o filme americano Dirty Dancing 2 - Noites de Havana, para abordar aspectos retratados na obra, como: culinária, medicina, ritmos, economia e a política dos países. A partir dos pontos observados, os estudantes confeccionaram cartazes, a fim de reproduzir as ideias trabalhadas, apontando as singularidades das culturas apresentadas.

Para os professores do CEL André Luis Correa Silva e Elizélia Gomes Bianchi, a ação possibilitou ampliar e relacionar os conhecimentos sobre a língua estrangeira estudada por cada turma. "A iniciativa apresentou aos jovens diferentes perspectivas culturais dos dois países e envolveu pesquisa, trabalho em equipe e organização", destacaram.

Dirty Dancing 2

O filme conta a história da americana Katey Miller, uma garota 18 anos, que se muda para Cuba com sua família e conhece Javier, um garoto cubano que é apaixonado pela dança. Na tentativa de ajudar Javier, os dois entram em um concurso local de dança, e acabam se apaixonando durante o processo.

Nathalia Almeida