17 Jun 2024

Arquitetura da Unifev apresenta projetos do "Arquitetura & Urbanismo na Escola"

Objetivo foi aproximar a comunidade escolar do curso e desenvolver atividades com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual "Profa Enny Tereza Longo Fracaro"

ASSESSORIA DE IMPRENSA

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifev promoveu na noite de quinta-feira (13/6) o encerramento do projeto “Arquitetura & Urbanismo na Escola”, com um evento especial na Cidade Universitária.

Com o intuito de conectar a comunidade escolar com a área de arquitetura e urbanismo, a iniciativa realizou atividades com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “Profa Enny Tereza Longo Fracaro”, por meio de workshops e palestras realizadas na Unifev, para debater assuntos como a cidade que almejamos, a relação entre a arquitetura e o meio ambiente, além de um estudo sobre o que seria a sala de aula ideal, com elementos que podem impactar positivamente no processo de aprendizagem.

Segundo a coordenadora, Prof. Ma. Amália Luiza Poiani Gomes Beraldi, após os encontros, os alunos do curso foram divididos em grupos e elaboraram projetos de reformulação arquitetônica das salas de aula da escola. “Através de um processo colaborativo para idealizar a sala de aula dos sonhos, um espaço educacional que transcende os limites físicos e abrange as necessidades e aspirações das novas gerações, nossos graduandos desenvolveram seus trabalhos abordando temas como ergonomia, acessibilidade, iluminação natural, sustentabilidade e design inovador”, completou.

Para João Pedro Regis Miranda, aluno da escola Enny, a experiência proporcionou uma visão ampliada da arquitetura e do urbanismo, despertando o interesse pela área. “Foi muito interessante as mudanças que propuseram para a sala de aula, que se realmente fosse dessa forma ajudaria a melhorar nosso aprendizado”, destacou.

A aluna do segundo ano de Arquitetura, Julia Sereno Molina, também considerou a iniciativa importante para discutir a construção de um futuro mais promissor na área da educação. “Foi uma forma de representar o papel que a Unifev tem na sociedade, abordando melhorias que poderiam ser feitas nas salas de aula”, ressaltou.

Fruto das interações, os projetos foram apresentados no evento de encerramento, com o melhor sendo escolhido pelos próprios participantes, através de votação. O ganhador foi “Design Estudantil Integrado”, elaborado pelos graduandos Laura, Maria Clara, Esdras, Julia, Gabriely, Natália e Manuela.

Bruno Camargo