02 Jul 2024
QUALIDADE DE VIDA

FEV, em parceria com a Prefeitura, entrega à comunidade a Academia da Cidade Universitária

Solenidade de inauguração aconteceu na manhã de sábado (29); espaço será utilizado em programas desenvolvidos pelo Poder Público Municipal e por alunos da Unifev

A Cidade Universitária da Unifev ganhou uma moderna academia, inaugurada na manhã do último sábado (30/6), por meio de uma parceria entre a Fundação Educacional de Votuporanga (FEV) e a Prefeitura do Município, intermediado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Estiveram presentes na solenidade o diretor-presidente da FEV, Douglas Gianoti; o reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon; o coordenador do curso de Educação Física, Prof. Me. Valter Brighetti; o prefeito de Votuporanga, Jorge Seba e a primeira-dama, Rose Seba; o secretário municipal de Esportes, Marcello Arenas Stringari; o vereador Jurandir da Silva (Jura), representando a Câmara Municipal; junto com membros do conselho fiscal, diretoria executiva da Fundação, curadores, vereadores, secretários municipais, imprensa e convidados.

O espaço, equipado com diversos aparelhos e um ambiente amplo e convidativo, fica localizado no Parque Aquático "Saverio Maranho" e será de uso compartilhado entre estudantes da graduação de Educação Física para aulas e estágios supervisionados; alunos e colaboradores do Centro Universitário e do Colégio Unifev; comunidade e atletas da secretaria de Esportes, que representam Votuporanga em competições em nível estadual e nacional. A academia conta com sala de musculação e sala de fitness.

De acordo com o presidente da FEV, a nova academia foi possível graças a recente reinauguração da Academia localizada no Câmpus Centro, em uma parceria com a empresa Lions Fitness e uma ideia do Prof. Esp. Roberto Cesar Martins Fernandes, do curso de Educação Física. "Tínhamos equipamentos que não estavam mais sendo utilizados e, graças à sugestão do professor Roberto, encontramos uma oportunidade de utilizar esse espaço, que é de uso comum entre a Prefeitura e a Unifev, para a criação de uma nova academia. Essa iniciativa vai beneficiar não apenas os alunos, mas toda a comunidade, que terá acesso a um ambiente moderno e equipado para a prática de exercícios físicos", destacou Gianoti.

O reitor da Unifev reafirmou o compromisso da Instituição com a responsabilidade social, reforçado pela parceria com o poder público. “A academia ficou muito bonita e é uma bela contribuição para os nossos alunos e para a comunidade de uma maneira geral”, completou Gastaldon.

O coordenador do curso de Educação Física celebrou mais uma conquista da graduação, que completou 25 anos de sua criação em abril. “A academia foi viabilizada graças à colaboração da Unifev, que cedeu os equipamentos, e da Prefeitura, que cedeu o local para a instalação, e nos permitirá oferecer aos nossos alunos uma formação ainda mais completa e avançada. Ainda estamos definindo quais projetos serão desenvolvidos, mas o objetivo é utilizar ao máximo a capacidade desse espaço para promover a saúde e o bem-estar da comunidade”, informou Brighetti.

O coordenador do Núcleo de Vivências Corporais (NVC) da Unifev, Prof. Dr. Valter Mariano dos Santos Júnior, destacou que a nova academia representa um marco para a Instituição e ampliará os atendimentos realizados. “É mais um espaço fitness que conquistamos. Hoje, na Academia do Câmpus Centro, já prestamos atendimentos aos programas da Secretaria de Esportes e com o novo espaço aumentaremos ainda mais esse leque. Tenho certeza que essa parceria renderá muito sucesso”.

O secretário de Esportes e Lazer celebrou a iniciativa, que culminou na conquista de um novo espaço de uso comum para a prática de atividades físicas. “O Esporte de Votuporanga já possui parceria sólida com a Unifev e agora, com essa nova academia, poderemos oferecer um serviço ainda mais completo para a comunidade”, explicou Stringari, que informou que as regras para utilização da academia estão em fase de finalização e serão divulgadas em breve.

Encerrando, o prefeito de Votuporanga enfatizou a importância da nova academia. “Com esta conquista quem ganha é a população, os alunos e toda a comunidade. Ela representa mais um exemplo da força que a união entre a Unifev e a Prefeitura gera resultados extremamente positivos para a nossa cidade”, concluiu Seba.

Acesse as fotos do evento no Flickr.

Bruno Camargo