06 Set 2024

Unifev promove a 24ª Jornada de Estudos do Curso de Educação Física

Com o tema "Caminhos de Sucesso: 25 Anos de Educação Física na UNIFEV", programação teve palestras ministradas por profissionais renomados, além de minicursos abrangendo diversas áreas de atuação profissional

Em comemoração ao dia do profissional da Educação Física, celebrado em primeiro de setembro, teve início na última segunda-feira, a 24ª Jornada de Estudos do Curso de Educação Física da Unifev.

A cerimônia de abertura aconteceu no Complexo Poliesportivo da Cidade Universitária e teve início com uma apresentação cultural do Studio de Dança Mariana Maricato. Participaram da solenidade o reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon; o pró-reitor acadêmico, Prof. Dr. Anderson Bençal Indalécio; o coordenador do curso de Educação Física, Prof. Me. Valter Brighetti; e o coordenador do Núcleo de Vivências Corporais (NVC), Prof. Dr. Valter Mariano dos Santos Júnior.

Com o tema "Caminhos de Sucesso: 25 Anos de Educação Física na UNIFEV", a Jornada proporcionou um rico programa de atividades, incluindo palestras ministradas por profissionais renomados da área, que compartilharam suas experiências e conhecimentos. Além disso, foram oferecidos minicursos explorando diversas segmentos de atuação profissional. A iniciativa contou com a participação de estudantes e docentes, fomentando o debate e a troca de experiências.

A programação da primeira noite teve uma Mesa Redonda com mediação da Profa. Ma. Denise Ferraz Lima Veronezi. Participaram do debate, de forma presencial, a Profa. Esp. Thaty Melo, Prof. Esp. Renner William Candido, Profa. Esp. Mariana Maricato e Prof. Me. Jean César Andrade de Souza. De forma online, participaram o Prof. Esp. Renan Camillo (EUA) e a Prof. Esp. Mariana Alves (Qatar).

Na terça-feira aconteceram as palestras: “Powerlifting: o esporte de força na teoria e na prática”, com o Prof. Vinícius Lins; “Desenvolvimento psicomotor na infância: explorando os caminhos da aprendizagem”, com a Profa. Naomi Ribeiro da Silva Nunes; “Gerenciamento e gestão de custos em academia”, com o Prof. Esp. Ricardo Bifaroni; e o minicurso “Esportes coletivos não convencionais”, com o prof. Jean Andrade.

Na quarta-feira foi a vez das palestras: “A relação cliente e personal trainer no treino”, com o Prof. Thiago Moura; “A importância do desenvolvimento de habilidades para alunos com transtorno do neurodesenvolvimento”, com a Profa. Esp. Fernanda Cristina Blanco de Paula; “Princípios fundamentais da corrida”, com a Prof. Esp. Karina Franzin; e “Periodização do treinamento de força para hipertrofia”, com a Profa. Esp. Beatriz Fonseca.

Na quinta-feira, encerrando a Jornada, aconteceram as palestras: “Consultoria online de treinamento: inovando a performance e atingindo resultados”, com Isabela Cardoso; “A dança e suas relações na formação da criança: vivências práticas dentro e fora da escola”, com a Profa. Esp. Lyandra Gabriela Inamorato Comino Ramos; “Técnicas básicas de kickboxing”, com o Prof. Samuel Brito; e “Corpo em ação: integrando música e movimento nas aulas de Educação Física”, com a Profa. Esp. Danielle Teixeira.

O coordenador destacou que o evento foi uma celebração dos 25 anos do curso de Educação Física da Instituição. “A Jornada proporcionou aos alunos um aprofundamento nas principais tendências do mercado relacionadas à atividade física, saúde e qualidade de vida, além homenagear a trajetória da graduação e a contribuição de seus profissionais durante sua história. São 25 anos de paixão e dedicação”, finalizou.

Bruno Camargo