O evento foi sediado no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas, nos dias 27, 28 e 29 de agosto
A Unifev esteve presente na 18ª edição do Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC), sediado no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) nos dias 27, 28 e 29 de agosto, com a apresentação de duas pesquisas, realizadas pelas alunas Gabrielle Dalbem Frati e Mariana Abrante de Campos, de Medicina Veterinária, e Stefany Bibiane, de Engenharia Agronômica.
A dupla de futuras veterinárias apresentou o trabalho nomeado “Vias de aplicação de medicamentos contra Alphitobius diaperinus: Há influência na eficácia terapêutica? - Teste in vitro”. Ambas possuem bolsa do PIBIC (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica) do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), sob a orientação da Pesquisadora Científica do IAC de Votuporanga, Dra. Giane Serafim da Silva.
“O objetivo da nossa pesquisa foi avaliar a influência das diferentes vias de aplicação de medicamentos na eficácia terapêutica contra Alphitobius diaperinus, que é conhecido popularmente como ‘cascudinhos’”, explicaram.
Já a acadêmica do 6º período de Engenharia Agronômica da Unifev, Stefany Bibiane apresentou seu trabalho científico intitulado “Sorgo Granífero como alternativa ao milho irrigado”. Ela realizou sua pesquisa como bolsista do PIBIC do CNPq, sob a orientação do Pesquisador Científico do Centro de Seringueiras e Sistemas Agroflorestais – IAC de Votuporanga, Dr. Rogério Soares de Freitas.
“A minha pesquisa basicamente busca obter dados acerca do sorgo granífero irrigado como uma alternativa ao plantio de milho, que vêm sofrendo cada vez mais com complexos de enfezamentos e viroses, além das altas temperaturas e por ser uma cultura que exige maior disponibilidade hídrica. O sorgo, por sua vez, tem menor exigência e se recupera melhor em condições de seca prolongada e possui valor nutricional semelhante ao do milho, sendo uma alternativa viável para os produtores uma vez que terão maior chance de garantir a produção dos grãos”, disse Stefany.
De acordo com as coordenadoras das graduações em Agronomia e Veterinária, da Unifev, Profa. Ma. Luciana de Campos Pinto e Profa. Ma. Mariane Barbará, respectivamente, a parceria entre o IAC de Votuporanga e os cursos proporcionam aos acadêmicos uma valiosa oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em pesquisas de ponta, elevando a qualidade da formação dos futuros profissionais.
Durante o congresso, Gabrielle, Mariana e Stefany tiveram a oportunidade de interagir com outros alunos de diversas áreas e pesquisadores experientes, o que, segundo elas, foi uma experiência enriquecedora.