Objetivo é conscientizar e capacitar alunos do curso sobre a importância de uma educação antirracista e inclusiva; evento é aberto à comunidade
O curso de Pedagogia da Unifev realizará no dia 18 de novembro o II Colóquio sobre Consciência Negra, das 19h30 às 22h30, no auditório do Câmpus Centro. A atividade, direcionada a alunos da graduação e a comunidade em geral, visa fomentar a reflexão sobre a importância de uma educação antirracista e inclusiva.
De acordo com o docente responsável pelo colóquio, Prof. Me. Camilo Augusto Giamatei Esteluti, o objetivo é promover discussões que auxiliem os futuros educadores a integrar práticas pedagógicas que valorizem a diversidade étnico-racial na sala de aula, reforçando a representatividade negra na educação infantil e abordando os desafios do combate ao racismo no ambiente escolar.
Para isso cinco palestrantes foram convidados, dentre eles, o presidente do Conselho da Comunidade Negra de Votuporanga, Moisés de Matos. “Cada palestrante trará sua perspectiva sobre os temas centrais do colóquio, proporcionando aos alunos uma visão ampla e diversificada sobre a importância da educação antirracista e da representatividade negra no contexto escolar”, completou Esteluti.
Segundo o coordenador do curso de Pedagogia, Prof. Dr. Anderson Bençal Indalécio, após as apresentações de cada palestrante, será formada uma mesa-redonda para debates, promovendo um ambiente dinâmico e interativo com a participação do público. “É importante ampliar a compreensão dos estudantes sobre o tema, fazendo com que os futuros educadores assumam um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, preparando-os para lidar com a diversidade e o combate ao preconceito desde o início de suas carreiras”, afirmou.
As inscrições são gratuitas e encontram-se abertas até o dia 15 de novembro, pelo link unifev.edu.br/coloquio24. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (17) 3405-9990.