Sob a organização do curso de Medicina, a palestrante convidada foi a médica Dra. Nayana Flavia Fante Wenher, oncologista pediátrica do HCM de São José do Rio Preto
O curso de Medicina da Unifev realizou, segunda-feira (9/12), palestra sobre “Sinais de alerta para o câncer infantil”. A capacitação, direcionada a estudantes, professores e profissionais de saúde da atenção primária, ocorreu no Auditório do Câmpus Centro, às 13h30.
A palestrante convidada foi a médica Dra. Nayana Flavia Fante Wenher, oncologista pediátrica do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto, que enfatizou a urgência do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, para garantir tratamentos eficazes e salvar vidas. “É fundamental diagnosticar o mais cedo possível para aumentar as chances de cura dessas crianças e adolescentes”, acrescentou.
A especialista alertou que os pais devem ficar atentos a sinais que podem ajudar a identificar a doença. “Os principais são febre persistente, manchas roxas no corpo, gânglios palpáveis, que são os carocinhos que os pais sempre visualizam, dores ósseas, apatia e perda de interesse em brincar. Ao perceber esses sintomas, é fundamental procurar um médico para avaliação, para descobrir o diagnóstico o mais rápido possível”, orientou.
A docente do curso de Medicina, Profa. Ma. Marlene Chinelato, ressaltou a necessidade de preparar os alunos e os profissionais da saúde da atenção primária para identificar precocemente os sinais que podem indicar a presença de câncer. “Quanto mais cedo for diagnosticado, maior as chances de sucesso no tratamento”, encerrou.