Notícias

09 Abr 2025
CONHECIMENTO

Oficina "De Médico a Professor" da Unifev debate desafios dos preceptores

Objetivo foi criar um espaço para ouvir os profissionais e buscar a melhoria pelo desempenho dos alunos e o ensino-aprendizagem na área de serviço de saúde

Compartilhar:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Para fomentar a troca de experiências e debater os principais desafios dos médicos preceptores, os Núcleos de Desenvolvimento Docente do curso de Medicina da Unifev e de Educação e Pesquisa da Santa Casa de Votuporanga realizaram, no último sábado (5/4), a Oficina “De Médico a Professor”.

O encontro, realizado no câmpus Centro da Instituição, reuniu preceptores do internato do curso de Medicina da Unifev e profissionais ligados ao hospital. A iniciativa proporcionou um espaço para discussões sobre o ensino da prática e os caminhos para aprimorar esse trabalho.  

A Profa. Ma. Marlene Moraes Rosa Chinelato, docente de Medicina da Unifev e uma das organizadoras da oficina, ressaltou o objetivo de aproximar a academia dos médicos preceptores atuantes no serviço de saúde do município, reforçando a importância da troca de experiências. "Nem todos os médicos participantes possuem formação docente, mas atuam no serviço de saúde e receberão nossos alunos residentes. Essa aproximação busca fornecer subsídios para aprimorar a interação entre professor, preceptor e aluno, além de trazê-los para a instituição de ensino para estreitar laços e pensarmos juntos em mecanismos de melhoria do nosso ensino", concluiu.

Durante o evento, foram abordados temas como a atuação do médico preceptor, os obstáculos da prática diária e as possíveis ameaças ao desenvolvimento profissional daqueles que atuam diretamente na formação dos futuros médicos. 
 

Assessoria de Comunicação
Paula Araújo
MTb 46.145/SP
E-mail: comunicacao@unifev.edu.br