Curso de Pedagogia promoveu evento sobre a leitura para crianças e a conexão entre texto e imagem, no auditório do câmpus Centro da Instituição
O curso de Pedagogia da Unifev promoveu, em celebração ao "Dia Mundial do Livro", um evento voltado à reflexão de como diferentes linguagens podem fortalecer a experiência literária das crianças. A iniciativa, realizada na noite da última quarta-feira (23/04) no auditório do câmpus Centro da Instituição, reuniu educadores, acadêmicos, mediadores de leitura e demais interessados.
O primeiro palestrante da noite, Prof. Dr. Eduardo César Catanozi, que já contribuiu por mais de 25 anos com a Unifev como docente, coordenador de curso e pró-reitor acadêmico, falou sobre literatura infantil e as relações intersemióticas. “Discutimos conceitos teóricos e exemplos práticos no campo da literatura infantil, focando nessas relações. Essa ideia central conecta a imagem verbal, o texto que encontramos nos livros, e a não verbal, que são as imagens, as ilustrações que ganham vida nas páginas. O que eu trouxe é como esse processo de releitura, essa passagem do verbal para o não verbal, que chamamos de intersemiose, pode enriquecer a leitura global de um livro. Acredito que, ao compreender essa dinâmica, o leitor consegue vivenciar a obra de forma mais completa, absorvendo tanto as palavras quanto as mensagens que as imagens transmitem”, explicou.
A programação contou ainda com a palestra da Profa. Cristiane Gomes do Carmo Rodrigues, egressa de Pedagogia da Unifev, que compartilhou detalhes sobre o "Projeto Leitura Criativa", um trabalho de incentivo à leitura com crianças e adolescentes do Centro Social de Votuporanga.
A inscrição dos participantes foi realizada mediante a doação de um livro infantil, novo ou usado. Os livros arrecadados foram destinados ao Centro Social de Votuporanga, reforçando o compromisso da Unifev com a comunidade e o incentivo à leitura desde a infância.
“Nosso intuito foi mostrar como a interação entre o texto e as imagens enriquecem a leitura para as crianças, tornando-a mais completa. Outro ponto importante foi a doação de livros, que, além de ser um gesto nobre, simboliza o nosso comprometimento em levar o universo da leitura para mais crianças em Votuporanga”, pontuou o coordenador do curso de Pedagogia, Prof. Dr. Anderson Bençal Indalécio.
Para o reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, a Instituição acredita no poder transformador da leitura, especialmente na infância. “Compreender como as palavras e as imagens se complementam na literatura infantil é fundamental para formar leitores críticos e apaixonados. A generosidade dos participantes, por meio da doação de livros, demonstra o espírito colaborativo da nossa comunidade acadêmica e o nosso compromisso social com as entidades, à exemplo nesta ação, com o Centro Social de Votuporanga. Eventos como este reforçam a nossa missão como um centro de educação”, destacou Gastaldon.
Mais fotos do evento podem ser acessadas no Flickr.
Assessoria de Comunicação