Estudantes e docentes do Nite aplicam dados abertos da Nasa para desenvolver soluções inovadoras no maior hackathon do mundo
O Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Nite) da Unifev finalizou a participação na 7ª edição do Nasa Space Apps Challenge, o maior hackathon do mundo. O evento foi realizado presencialmente entre os dias 3 e 5 de outubro presencialmente no Parque Tecnológico de São José do Rio Preto.
A iniciativa do Nite capacitou e envolveu os estudantes de diversas áreas na busca por soluções inovadoras, utilizando dados abertos da Nasa e de agências parceiras para criar soluções com impacto real em questões ambientais e espaciais. Ao todo, foram 18 desafios globais propostos pela Nasa.
De acordo com a coordenadora do Nite, Profa. Ma. Mariane Aparecida Barbará Zanini, a Unifev foi representada no desafio global por uma equipe multidisciplinar que integrou tecnologia, gestão e aplicação prática. O grupo incluiu os alunos de Engenharia da Computação Gabriel Passolongo Cardozo, Leonardo Moreira Trento Pinge e Luan Soares Barco, sob a supervisão do Prof. Me. Fernando Datorre. A essa base juntaram-se Fernanda Orso (Administração), Filipe Reginaldo Beltran (Engenharia Agronômica), Luís Fernando dos Santos Duarte (Engenharia Mecânica) e Victor Hugo da Silva Tasca (Engenharia Computação), com a mentoria do Prof. Dr. Fernando Kendy Aoki Rizzatto.
Antes do evento foram promovidos encontros virtuais com especialistas, oficinas práticas e sessões de mentoria para que os alunos adquirissem os conhecimentos necessários.
Após o processo de capacitação, os estudantes estavam preparados para participar, de forma presencial, dessa maratona de inovação da Nasa, onde puderam aplicar os conhecimentos adquiridos.
O coordenador do Núcleo destacou a importância do evento para a formação profissional dos estudantes. "Participar de iniciativas globais como o Nasa Space é uma oportunidade ímpar de aprendizado prático, inovação e desenvolvimento de competências importantes para o mercado atual”, pontuou.
Ele destacou ainda a missão da Instituição nesse contexto. “O sucesso da nossa participação mostra que a Unifev está no caminho certo ao integrar diferentes áreas para gerar soluções criativas e de alto impacto”, finalizou.
Realizado em Rio Preto desde 2019, o evento já reuniu mais de mil jovens. Neste ano, a competição contou com mentores locais e mais de 200 inscritos para 100 vagas. No mundo todo, foram mais de 100 mil participantes.